29 de março de 2024

BUTTINA GASTROBAR

BUTTINA FUTEBOL AO VIVO E GASTRONOMIA

Seminário da Aliança discute desastres ambientais e segurança alimentar

2 min read

15/06/2022 – Blog Notícias

 

No dia 14 de maio, foi realizado o Seminário sobre Desastres Ambientais e Segurança Alimentar e Nutricional em Belo Horizonte- MG, uma realização do Núcleo Minas Gerais da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável em parceria com o CONSEA-MG. O encontro foi híbrido: depois de mais de dois anos sem encontros presenciais, esse foi um encontro cheio de afeto dos integrantes do Núcleo MG, e que contou também com transmissão ao vivo no Youtube, clique aqui para assistir. 

O que motivou a realização do seminário foi a necessidade de manter ativa a memória e discussão sobre os desastres ambientais causados pela mineração e barragens de rejeito no estado, e pelos constantes eventos climáticos como as chuvas torrenciais e grande período de estiagem, das quais decorrem questões de saúde e segurança alimentar e nutricional. Minas Gerais vai além do minério disponível no seu solo! Esperamos que as empresas, governos e demais envolvidos nessas catástrofes se lembrem disso todos os dias. 

Participaram do evento Pablo Dias, da Coordenação Estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens, Etna da Silva e Filipe Martins, ambos do Instituto Guaicuy. Os palestrantes convidados para a discussão refletiram sobre a temática e trouxeram questionamentos importantes sobre como nós, como cidadãos, temos contribuído para o fim desses desastres. 

Alguns dos pontos discutidos foram sobre o impacto dos desastres ambientais na saúde de população, as consequências do modelo de desenvolvimento em Minas Gerais e como essa forma de desenvolvimento econômico está impactando nas condições de vida, organização social e cultural e no jeito de viver da população local. Também foram abordadas as consequências desses desastres na cultura alimentar da população, exploração do meio ambiente e grupos econômicos que são favorecidos por essa exploração; a relação da ocupação no território e o impacto nos direitos humanos dos povos locais. 

Este foi o segundo seminário realizado pelo Núcleo Minas Gerais da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, que discutiu, no fim do ano passado, o tema “Conflitos de interesse na Alimentação”, que também está disponível no Youtube, confira. Ambos os seminários tiveram objetivo de discutir temas relevantes, divulgar o núcleo da Aliança para possíveis novos integrantes e fortalecer a conexão entre membros.

 

Compartilhe:

Curtir isso:

Curtir Carregando…

Relacionado

Tags: núcleo MG 0Likes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *