Ferroviária orgulhosa de ter jogadora na Copa do Mundo Feminino
Ferroviária orgulhosa de ter jogadora na Copa do Mundo Feminino
Em 2022, Aline Gomes disputou sua primeira competição com Seleção Brasileira de base, com a conquista do Sul-Americano sub-17, no Paraguai
A atacante e artilheira da Ferroviária, Aline Gomes, é a única representante grená no grupo da Seleção Brasileira que disputará a Copa do Mundo feminina
Categorias: Futebol Feminino
Por: Agência Futebol Interior, 29/06/2023
Aline Gomes foi convocada para Copa (Foto: Reprodução)
Destaques
Araraquara, SP, 29 (AFI) – A atacante e artilheira da Ferroviária, Aline Gomes, é a única representante grená no grupo da Seleção Brasileira que disputará a Copa do Mundo feminina. A lista foi anunciada nesta terça-feira (27), pela técnica Pia Sundhage, e a camisa 7 das Guerreiras está entre as três suplentes. É o coroamento de um trabalho de anos feito pelo clube em cima da modalidade.
Com está convocação, Aline Gomes se torna a primeira jogadora formada na Ferroviária a ser convocada para integrar os grupos do sub-17, sub-20 e profissional em Copa do Mundo das respectivas categorias. O feito aconteceu em menos de um ano.
ANO DE OURO!
Em 2022, Aline Gomes disputou sua primeira competição com Seleção Brasileira de base, com a conquista do Sul-Americano sub-17, no Paraguai. Ela foi a vice-artilheira, com seis gols marcados. Posteriormente, esteve no Mundial da categoria, onde marcou dois gols, mas que acabou eliminada nas quartas de final pela Alemanha.
Com a Seleção sub-20, Aline foi uma das boas surpresas na lista para a disputa da Copa do Mundo sub-20, comandada por Jonas Urias. Disputada na Costa Rica, a equipe conquistou o histórico terceiro lugar, derrotando a Holanda na decisão. Na campanha geral, a atacante grená marcou dois gols.
NA PRINCIPAL
Após uma excelente performance no sub-20 e muitos elogios vindos da técnica sueca Pia Sundhage, o nome da Aline é falado pela primeira vez na Seleção Principal para a Data FIFA de abril, na disputa da Finalíssima e o amistoso contra a Alemanha, marcando seus primeiros minutos.
Está é a segunda vez que a jogadora de 17 anos, 11 meses e 21 dias integra o grupo da Seleção principal. Ela também é a jogadora mais jovem do grupo de 26 atletas – sendo 23 na lista oficial e mais 3 suplentes – que estará na Austrália.
A Copa do Mundo feminina acontece entre os dias 20 de julho e 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia. A estreia da Seleção Brasileira será no dia 24 de julho diante do Panamá. Na sequência do Grupo F, o Brasil jogará com a França, no dia 29, em Brisbane (AUS), fechando a participação na primeira fase, no dia 2 de agosto, contra a Jamaica, em Melbourne (AUS).
Antes da viagem para a Copa do Mundo, a Seleção enfrenta o Chile no dia 2 de julho, domingo, às 10h30, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF).
Aline Gomes na Copa do Mundo (Arte: Divulgação – Ferroviária)
ALINE GOMES AMARO
Natural de Tabatinga, a 60 km de Araraquara, e perto de completar 18 anos no próximo dia 7, Aline Gomes Amaro, é filha de Zilma Gomes Ferreira Amaro e Daniel Amaro. Tendo o irmão Lucas como principal inspiração, deu seus primeiros dribles nas quadras de futsal da sua cidade natal.
A jovem chegou na Ferroviária em 2019, através de uma seletiva do clube, ganhando destaque na base em 2020, em meio a pandemia de Covid-19.
Em sua primeira competição oficial, o Paulista sub-17, em 2020, Aline ajudou a equipe a chegar na final, mas que acabou superada pelo Santos, ficando com o vice-campeonato.
Em 2021, aos 15 anos, 11 meses e 17 dias, ela tem sua primeira oportunidade na equipe de Lindsay Camila, no Brasileirão Feminino A1, diante do Flamengo. Já com 16 completados, na partida seguinte, o primeiro confronto das quartas de final do campeonato, ela marcou seu primeiro gol com o profissional, o gol que colocou as Guerreiras na frente da decisão, vencendo por 3 a 2 o Santos, na Fonte Luminosa. No mesmo ano, com a base, conquistou o título da Liga de Desenvolvimento Sub-16, vencendo o Santos na final.
Na temporada de 2022, Aline integrou o sub-20 na reta final do Paulista da categoria, marcando o gol que deu o título inédito diante do São Paulo, em jogo único na Fonte Luminosa.
Já em 2023, com 15 jogos disputados pelo Brasileiro, a camisa 7 é a artilheira grená com 10 gols marcados. Ela ocupa o terceiro lugar na artilharia geral da competição. Nas assistências, ela serviu suas companheiras cinco vezes, todas pelo nacional.
Pelo Paulista, marcou seu primeiro gol da temporada contra o Taubaté, na sétima rodada.
Categorias: Futebol Feminino
Por: Agência Futebol Interior, 29/06/2023