2 de março de 2024

BUTTINA GASTROBAR

BUTTINA FUTEBOL AO VIVO E GASTRONOMIA

Ferroviária orgulhosa de ter jogadora na Copa do Mundo Feminino

4 min read

Ferroviária orgulhosa de ter jogadora na Copa do Mundo Feminino

Em 2022, Aline Gomes disputou sua primeira competição com Seleção Brasileira de base, com a conquista do Sul-Americano sub-17, no Paraguai

A atacante e artilheira da Ferroviária, Aline Gomes, é a única representante grená no grupo da Seleção Brasileira que disputará a Copa do Mundo feminina

Categorias: Futebol Feminino

Por: Agência Futebol Interior, 29/06/2023

Aline Gomes foi convocada para Copa (Foto: Reprodução)

Destaques

Araraquara, SP, 29 (AFI) – A atacante e artilheira da Ferroviária, Aline Gomes, é a única representante grená no grupo da Seleção Brasileira que disputará a Copa do Mundo feminina. A lista foi anunciada nesta terça-feira (27), pela técnica Pia Sundhage, e a camisa 7 das Guerreiras está entre as três suplentes. É o coroamento de um trabalho de anos feito pelo clube em cima da modalidade.

Com está convocação, Aline Gomes se torna a primeira jogadora formada na Ferroviária a ser convocada para integrar os grupos do sub-17, sub-20 e profissional em Copa do Mundo das respectivas categorias. O feito aconteceu em menos de um ano.

ANO DE OURO!

Em 2022, Aline Gomes disputou sua primeira competição com Seleção Brasileira de base, com a conquista do Sul-Americano sub-17, no Paraguai. Ela foi a vice-artilheira, com seis gols marcados. Posteriormente, esteve no Mundial da categoria, onde marcou dois gols, mas que acabou eliminada nas quartas de final pela Alemanha.

Com a Seleção sub-20, Aline foi uma das boas surpresas na lista para a disputa da Copa do Mundo sub-20, comandada por Jonas Urias. Disputada na Costa Rica, a equipe conquistou o histórico terceiro lugar, derrotando a Holanda na decisão. Na campanha geral, a atacante grená marcou dois gols.

NA PRINCIPAL

Após uma excelente performance no sub-20 e muitos elogios vindos da técnica sueca Pia Sundhage, o nome da Aline é falado pela primeira vez na Seleção Principal para a Data FIFA de abril, na disputa da Finalíssima e o amistoso contra a Alemanha, marcando seus primeiros minutos.

Está é a segunda vez que a jogadora de 17 anos, 11 meses e 21 dias integra o grupo da Seleção principal. Ela também é a jogadora mais jovem do grupo de 26 atletas – sendo 23 na lista oficial e mais 3 suplentes – que estará na Austrália.

A Copa do Mundo feminina acontece entre os dias 20 de julho e 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia. A estreia da Seleção Brasileira será no dia 24 de julho diante do Panamá. Na sequência do Grupo F, o Brasil jogará com a França, no dia 29, em Brisbane (AUS), fechando a participação na primeira fase, no dia 2 de agosto, contra a Jamaica, em Melbourne (AUS).

Antes da viagem para a Copa do Mundo, a Seleção enfrenta o Chile no dia 2 de julho,  domingo, às 10h30, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF).

Aline Gomes na Copa do Mundo (Arte: Divulgação – Ferroviária)

ALINE GOMES AMARO

Natural de Tabatinga, a 60 km de Araraquara, e perto de completar 18 anos no próximo dia 7, Aline Gomes Amaro, é filha de Zilma Gomes Ferreira Amaro e Daniel Amaro. Tendo o irmão Lucas como principal inspiração, deu seus primeiros dribles nas quadras de futsal da sua cidade natal.

A jovem chegou na Ferroviária em 2019, através de uma seletiva do clube, ganhando destaque na base em 2020, em meio a pandemia de Covid-19.

Em sua primeira competição oficial, o Paulista sub-17, em 2020, Aline ajudou a equipe a chegar na final, mas que acabou superada pelo Santos, ficando com o vice-campeonato.

Em 2021, aos 15 anos, 11 meses e 17 dias, ela tem sua primeira oportunidade na equipe de Lindsay Camila, no Brasileirão Feminino A1, diante do Flamengo. Já com 16 completados, na partida seguinte, o primeiro confronto das quartas de final do campeonato, ela marcou seu primeiro gol com o profissional, o gol que colocou as Guerreiras na frente da decisão, vencendo por 3 a 2 o Santos, na Fonte Luminosa. No mesmo ano, com a base, conquistou o título da Liga de Desenvolvimento Sub-16, vencendo o Santos na final.

Na temporada de 2022, Aline integrou o sub-20 na reta final do Paulista da categoria, marcando o gol que deu o título inédito diante do São Paulo, em jogo único na Fonte Luminosa.

Já em 2023, com 15 jogos disputados pelo Brasileiro, a camisa 7 é a artilheira grená com 10 gols marcados. Ela ocupa o terceiro lugar na artilharia geral da competição. Nas assistências, ela serviu suas companheiras cinco vezes, todas pelo nacional.

Pelo Paulista, marcou seu primeiro gol da temporada contra o Taubaté, na sétima rodada.

Categorias: Futebol Feminino

Por: Agência Futebol Interior, 29/06/2023

Confira também: