13 de junho de 2024

BUTTINA GASTROBAR

BUTTINA FUTEBOL AO VIVO E GASTRONOMIA

Como higienizar hortaliças antes de armazenar: aprenda e não erre mais – Diário Prime

3 min read

Mossoró — RN, 22 de novembro de 2022, por Ruth Rodrigues — Logo após uma ida ao mercado, a primeira coisa que devemos fazer ao chegar em casa é limpar e organizar todos os itens adquiridos. No entanto, nem todos sabem como higienizar hortaliças de forma correta, para assim, eliminar o maior número possível de microorganismos presentes.

Assim como qualquer alimento, as hortaliças também podem ser um veículo de transmissão de doenças, caso estejam contaminadas com microrganismos e parasitas nocivos ao ser humano. Por isso, é importante saber como higienizar hortaliças de forma correta, para evitar intoxicação alimentar. Com uma higienização adequada, a transmissão de doenças pela contaminação de micro-organismos e agrotóxicos será menor.

Passo a passo de como higienizar hortaliças

O primeiro passo para aprender a como higienizar hortaliças é certificar se o local reservado está limpo e que suas mãos foram bem lavadas com água e sabão, antes de manipular os alimentos.

Em seguida, faça a seleção das hortaliças, retirando as folhas e partes danificadas que forem encontradas, e lave com bastante atenção em água potável e corrente, um por um. Depois, coloque-as de molho, em água clorada, por aproximadamente 15 minutos, com hipoclorito de sódio, na concentração de 10 gotas em 1 litro de água.

Por fim, enxágue em água filtrada e retire os resíduos que ficarem flutuando. Em caso de armazenamento, acomode as hortaliças limpas e secas na geladeira em sacos plásticos.

Como higienizar hortaliças antes de armazenar: aprenda e não erre mais. Foto: Canva

Atenção!

É importante se atentar aos produtos vendidos como limpos e cortados. É necessário que seja observada a procedência dessas mercadorias, se houve alguma desinfecção e armazenamento com embalagem, local e temperatura adequada.

A sanitização não elimina todos os organismos, ela apenas reduz o número de microrganismos para um nível que não oferece riscos ao consumidor. A eliminação total só acontece quando o produto é esterilizado ou cozido.

Por isso, é importante que as hortaliças só sejam sanitizadas pouco tempo antes do seu consumo. Assim não haverá tempo para que os microrganismos remanescentes cresçam e contaminem novamente o alimento.

Tipo de hortaliças e formas corretas de higienização

De acordo com a Thaís Manarini em publicação para o site Abril em 17  de outubro de 2020, as pessoas acabam apresentando algumas dificuldades quando o assunto é lavar corretamente os alimentos.

Fonte: Veja Saúde/ Abril

Visando aprofundar um pouco mais na temática, já que cada espécie possui suas particularidades, chegou a hora de saber como higienizar hortaliças de cada grupo:

Ressaltamos que, caso opte por usar luvas no decorrer do processo, é importante que elas sejam higienizadas antes de tocar em qualquer alimento.

Para que elas fiquem limpas o suficiente, o primeiro passo será aplicar sabão ou detergente, esfregue bem, principalmente entre os dedos, e coloque-as embaixo da água corrente. Para uma maior eficácia, repita esse processo mais de uma vez.

Com todas essas dicas do site Diário Prime, saber como higienizar hortaliças não será mais uma tarefa difícil para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *