18 de julho de 2024

BUTTINA GASTROBAR

BUTTINA FUTEBOL AO VIVO E GASTRONOMIA

Horta em casa: aprenda como iniciar o cultivo de vegetais em casa sem gastar dinheiro – Diário Prime

2 min read

Recife-PE, 17 de novembro de 2022, por Claudia Maciel. Hoje você aprenderá como fazer sua horta em casa sem gastar dinheiro. Existem algumas plantas fáceis de cultivar e dá para começar a plantar de graça.

Você já percebeu que ao esquecer a batata-doce na fruteira, ela começa a germinar? Se você colocar essa batata-doce germinando num pote com água, ela seguirá crescendo, embora não vai produzir mais tubérculos.

Isso porque, ela precisa de terra para se espalhar e desenvolver frutos (que crescem debaixo da terra). Entretanto, se você tiver um quintal, basta plantar as ramas e, nessa altura sim, você terá uma horta em casa com batata-doce e isso tudo sem gastar dinheiro com mudas.

Confira se é possível germinar sementes para montar a horta em casa

Horta em casa: aprenda como iniciar o cultivo de vegetais em casa sem gastar dinheiro – Fonte: Freepik

Ao comprar tomates, independentemente de qual variedade, experimente retirar as sementes e colocar num vaso com terra. Na ausência do vaso, serve uma caixa de leite cortada ou garrafa pet repleta de terra.

A germinação acontece em poucos dias (em média uma semana). Depois, é só cuidar com água em um local arejado que bata sol por 2 meses. Não precisa esperar as sementes secarem para começar o plantio, basta colocar no vaso e cobrir com um pouco de terra.

Dessa maneira, você já consegue mais um vegetal para sua horta em casa e, o melhor, aproveitando os materiais que seriam descartados.

Outra plantinha que é muito apreciada, um dos temperos favoritos de muita gente, é o manjericão. Essa erva é bem rápida para rebrotar.

Ao adquirir uma rama de manjericão, retire dois galhos e coloque-os em um copo com água. A cada 3 dias, troque a água do recipiente e aguarde o enraizamento, que deve acontecer entre 7 a 10 dias.

Em seguida, após o surgimento de raízes, filamentos branquinhos na base do galho, você já pode plantar em um vaso com terra. Sendo assim, conseguirá o terceiro vegetal para sua horta.

Que tal fazer uma experiência legal?

Em primeiro lugar, guarde sementes dos vegetais consumidos em sua casa, de todos que conseguir. Para obter um resultado melhor, coloque em cima de um guardanapo e deixe que sequem ao sol.

Além disso, lembre-se de colocar outro papel com o nome do fruto para não se confundir. Após bem secas, dobre e guarde as sementes. Quando puder, plante em sua casa ou doe para alguém que tenha espaço.

Agora que você já sabe como iniciar uma horta em casa sem gastar dinheiro, continue navegando pelo nosso site e confira como cultivar diversos vegetais, aliás, compartilhe esse conteúdo com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *