30 de novembro de 2023

BUTTINA GASTROBAR

BUTTINA FUTEBOL AO VIVO E GASTRONOMIA

Como plantar ipê e cuidar para ter uma árvore grande e bela? Confira agora o jeito certo – Diário Prime

2 min read

Mossoró — RN, 17 de novembro de 2022, por Ruth Rodrigues — Plantar ipê nunca foi tão fácil com esse passo a passo e dicas para um bom cultivo. Uma das plantas mais conhecidas do Brasil, o ipê, se tornou um símbolo nacional com variações de cores e formas em todo o país.

Mas você sabia que é possível cultivar essa incrível árvore de forma simples e prática? Nós trouxemos o passo a passo para plantar ipê e mais informações sobre o cultivo para facilitar essa tarefa. Confira!

Como plantar ipê em vaso

Caso você queira iniciar o plantio do ipê em um vaso, deve escolher um recipiente com, pelo menos, 50 litros de capacidade. Isso porque, essa é uma planta que precisa de muito espaço para se desenvolver. 

Dessa forma, você deve cobrir a base do vaso com argila expandida ou brita, para garantir uma boa drenagem e encaixar a muda do ipê no vaso. 

Em seguida, coloque uma mistura de adubo orgânico como esterco ou húmus de minhoca, até completar o recipiente e inicie a irrigação. 

Como plantar ipê a partir da semente

Além do plantio do ipê a partir de suas mudas em vasos grandes, você pode cultivar essa árvore partindo da germinação das sementes.

Para isso, separe duas sementes dessa árvore e deixe-as na água por mais ou menos dois dias. Assim que elas começarem a germinar, você deve cobrir ambas com papel-toalha para acelerar o processo de germinação.

Após, separe um vaso ou recipiente com furos no fundo (para uma boa drenagem) e coloque terra adubada até a metade. Encaixe as sementes no recipiente, completando o restante com terra e comece a irrigar.

Como plantar ipê e cuidar para ter uma árvore grande e bela? Confira agora o jeito certo. Foto: Pixabay

Cuidados com o cultivo do ipê

Agora que você já sabe tudo sobre como realizar o plantio dessa árvore incrível, vamos a alguns cuidados que você deve ter após plantar ipê!

Clima e luz

Por se tratar de uma árvore típica do Brasil, o ipê costuma gostar de condições climáticas subtropicais. Por isso, deixe-o sempre em uma área com muita luz para que ele possa se desenvolver saudável e bonito. 

Irrigação

Enquanto o ipê ainda estiver em fase de mudas, você deve fazer uma irrigação constante e intensa. Já quando a árvore já estiver se desenvolvendo mais, pode moderar as regas, diminuindo a frequência. 

Com todas essas dicas do site Diário Prime, plantar ipê nunca mais será uma tarefa difícil para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *