28 de março de 2024

BUTTINA GASTROBAR

BUTTINA FUTEBOL AO VIVO E GASTRONOMIA

Brasil negocia primeiro embarque de milho para a China

2 min read

Rio de Janeiro, 08 de agosto de 2022, por Priscila Lívia — Brasil negocia primeiro embarque de milho para a China. Descubra no Blog Diário Prime como esse acordo é importante para o crescimento do país e como a exportação está prevista para funcionar.

Brasil negocia primeiro embarque de milho para a China

De acordo com fontes internas do governo, ainda este ano, o Brasil provavelmente vai exportar milho para a China. Desse modo, o plano inicial que era embarcar a safra do alimento de 2022/2023, precisará ser adiantado.

Ainda não é certo

Para que o alimento seja exportado, ele vai precisar cumprir todos os requisitos da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministérios da Agricultura. Logo, caso a safra atual não passe no controle de qualidade, o plano inicial volta a valer.

Outro ponto importante é que o Brasil ainda não se manifestou sobre o adiantamento. Sendo assim, o governo tem até o dia dezenove de agosto para informar se tem interesse em exportar o milho para China.

A China já renunciou a alguns critérios

Para facilitar a análise, o governo chinês cedeu a exigência de não haver pragas nas lavouras. Portanto, fica evidente que a China está precisando desse alimento o mais rápido possível.

A urgência da China é por causa da necessidade de estocar carne, suína, frango e ovos. Desse modo, a china precisa do milho para alimentar esses animais e assim, alcançar o objetivo anterior.

“O que vai definir se os embarques serão de milho desta ou da próxima safra é o cumprimento dos requisitos. As exportações não estão mais sendo negociadas do ponto de vista fitossanitário, mas há trâmites a serem cumpridos para a implementação do protocolo ainda nesta safra, como a habilitação dos estabelecimentos”, disse uma fonte ao Estadão/Broadcast Agro.

Glauber Silveira já se manifestou

O diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho, Glauber Silveira, deixou claro que o monitoramento das pragas que preocupam o governo Chines não pode ser feito nessa safra porque ela já foi colhida.

Glauber informou isso porque o governo da China, abriu mão desse critério nesta primeira embarcação. Porém, em 2023 todos os critérios deverão cumprir de forma rígida.

Isso vai ajudar o Brasil

O momento delicado que a China está passando com o Estado Unidos fez com que ele deixasse de fornecer milho e soja. Porém, esses alimentos são fundamentais para o funcionamento de qualquer país.

Como a China perdeu o seu principal fornecedor, o Brasil passou a assumir esse papel. Assim, o país ganha total estabilidade como principal exportador de milho para o território Chinês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *