29 de março de 2024

BUTTINA GASTROBAR

BUTTINA FUTEBOL AO VIVO E GASTRONOMIA

Live em Cabo Frio terá como tema "Diálogo entre mulheres negras": saiba mais sobre o tema

3 min read

Rio de Janeiro, 02 de agosto de 2022, por Priscila Lívia — Acessibilidade! Veja no Blog Diário Prime  a live em Cabo Frio terá como tema “Diálogo entre mulheres negras” e destaca a grande importância da presença dessas mulheres em diferentes setores.

Live em Cabo Frio terá como tema “Diálogo entre mulheres negras”: saiba mais sobre o tema

Os debates mensais marcam as lives realizadas pela secretaria municipal e aborda vários temas, com diferentes profissionais. No mês de agosto, o tema escolhido para ser debatido foi Diálogo entre mulheres negras.

Quando acontece a atividade?

Segundo a prefeitura municipal de Cabo Frio, a atividade em questão está marcada para acontecer na próxima terça-feira dia 02 de agosto de 2022, com horário marcado as 16 horas da tarde. Para quem não conhece, tal ação é feita todos os meses e é organizada e idealizada pela secretaria de assistência social, mais precisamente pela Superintendência dos Direitos da Mulher.

Qual o tema escolhido?

Assim, para o mês de agosto, o tema escolhido para a live mensal foi o Diálogos entre Mulheres Negras. Desse modo, segundo os organizadores o tema em questão sendo escolhido devido ao Agosto Lilás que se caracteriza pelo mês dedicado a conscientização do fim da violência contra a mulher.

“É preciso que as mulheres negras falem, apareçam, mostrem as suas conquistas. Por isso a importância da política de cotas, pois é uma forma de reparar um dano causado durante séculos de escravidão e que não pode ser irreversível, tem que ser reversível.

Então, é fundamental falar dessa data devido a nossa história de escravidão, de luta e conquista do povo negro, que na verdade, é a luta de todos nós porque descendemos de índios, brancos e negros. Então é falar dessa história, é falar de nós”, assegurou Ludmila Roque.

Quais os convidados do mês de agosto?

Desse modo, segundo Tânia Lopes, superintendente dos Direitos da Mulher. O projeto tem como ideia principal fazer todos os meses uma roda de conversa com diferentes temas e diferentes convidados também.

Assim, para representar o Agosto lilás, as profissionais convidadas serão duas psicólogas e uma assistente social: Ana Paula Santos, Edna Oliveira e Edmilce Maciel, respectivamente. Além disso, a reunião será mediada pela própria Tânia Lopes.

Qual o objetivo dessa reunião com esse tema?

Portanto, segundo Ludmila Roque, coordenadora do CEAM, os debates, principalmente os que possuem temas sobre racismo. Possuem como principal objetivo aumentar a consciência sobre o direito da mulher negra de ir e vir em qualquer lugar.

Além disso, eles promovem um espaço para essas mulheres aparecerem e se fazerem presentes em diferentes setores. Ademais, a profissional destacou ainda  a grande validade que a política de cotas possui. Assim, uma vez que é uma política que serve como um meio de reparação histórica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *