22 de janeiro de 2025

BUTTINA GASTROBAR

BUTTINA FUTEBOL AO VIVO E GASTRONOMIA

Capacidade terrestre da Ilha das Couves é limitada a 177 pessoas por dia em 2025 – Prefeitura Municipal de Ubatuba

A Ilha das Couves, um dos destinos turísticos mais procurados de Ubatuba, continua com a capacidade terrestre diária limitada a 177 visitantes simultâneos por um período de 3 horas, em três turnos de visitação em 2025.

A medida tem como objetivo preservar o ecossistema da ilha, garantindo um equilíbrio entre o turismo sustentável e a conservação ambiental.

O ordenamento turístico da Ilha das Couves é atualmente regulamentado pela Portaria Normativa FF Nº 443/2024. Dentre os pontos centrais constantes no documento, tem-se determinação da capacidade de carga, credenciamento de operadores junto à APAMLN, horários de visitação dividido em turnos e normas de segurança de navegação e conservação ambiental.

Desde 2019, a Fundação Florestal, por meio da equipe técnica da APAMLN – a qual tem atuado para coordenar as ações do ordenamento turístico – tem publicado portarias normativas que garantem o funcionamento das ações de organização e controle da visitação na ilha.

Esses documentos passaram por atualizações anuais, que acompanharam os avanços da organização ao longo do tempo. Após cinco versões publicadas, em que cada uma delas trouxe novos regramentos advindos das discussões com os representantes dos setores, chegou-se a uma versão permanente, sendo a atual Portaria Normativa FF nº 443/2024.

Segundo a Fundação Florestal, responsável pela gestão da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte Paulista, onde a o Núbleo Picinguaba está inserido, “é através dessa prática que se mantém o respeito à capacidade de carga turística da ilha. Desembarcar com um operador cadastrado garante sua segurança e colabora com o cumprimento do ordenamento”.

Confira como fica a operação no local:

 

Orientações da Fundação Florestal para turismo consciente no local:

  • Retorne com seu lixo para o continente;
  • Faça o passeio com operadores cadastrados;
  • Respeite as áreas de banho delimitadas pelas boias;
  • Não traga animais domésticos, nem equipamentos sonoros;
  • Não suba ou transite pelas rochas;
  • Não leve rochas, plantas, conchas e nenhum item natural;
  • Não alimente os animais;
  • Tenha atenção onde pisa e coloca as mãos;
  • Informe-se com seu operador e fique atento ao horário de retorno;
  • Respeite a comunidade tradicional local

Mais sobre a ilha

A Ilha das Couves, localizada na região norte do município, faz parte do setor Cunhambebe da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte (APAMLN), sendo Área de Interesse Turístico pelo seu Plano de Manejo, e está em Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) – Núcleo Picinguaba, Unidades de Conservação da Fundação Florestal da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

 

 

You may have missed