28 de julho de 2025

BUTTINA GASTROBAR

BUTTINA FUTEBOL AO VIVO E GASTRONOMIA

Frente fria ativa Ponto de Apoio no Parque Ayrton Senna nos dias 28 e 29 – CGNotícias

A Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania vai reativar, nesta segunda (28) e terça-feira (29), o Ponto de Apoio no Parque Ayrton Senna para atender às pessoas em situação de rua durante o período noturno. A decisão segue alerta de queda brusca de temperatura emitido pela Defesa Civil do município neste domingo. A previsão é que nesta madrugada as temperaturas fiquem na casa dos 12ºC. Já na terça-feira a previsão é que os termômetros marquem 10ºC.

O espaço será aberto às 18 horas, com encerramento às 6 horas. A iniciativa tem como objetivo oferecer suporte às pessoas em situação de rua que recusam acolhimento permanente nas unidades da Rede de Assistência Social.

Desde o dia 28 de maio, quando teve início a primeira fase do Projeto Inverno Acolhedor, um total de 791 acolhimentos foram realizados no Ponto de Apoio. Durante as ações, foram entregues mais de 980 marmitas doadas por organizações da sociedade civil e entidades religiosas parceiras e também produzidas pelas merendeiras das unidades de acolhimento. Apesar das temperaturas elevadas registradas nas últimas duas semanas, a SAS continua intensificando as ações de acolhimento e abordagens à população em situação de rua durante o inverno.

O trabalho de abordagem é reforçado com a entrega de cobertores e o mapeamento de pontos estratégicos, sempre respeitando o direito de recusa dos indivíduos aos serviços oferecidos, conforme garantido pela Constituição Federal. A população também pode colaborar denunciando locais onde há pessoas em situação de rua pelos telefones 156, (67) 99660-6539 e 99660-1469, possibilitando que as equipes atuem de forma mais eficiente.

Dados gerais

Além dos acolhimentos, a SAS, em parceria com as demais políticas públicas da gestão municipal vem realizando durante o Inverno Acolhedor, ações complementares de atendimento à população em situação de rua, por meio de mutirões no Centro POP com a participação da Funsat, Emha e equipe da Central do Cadastro Único da SAS.

Até o momento foram realizados 90 atendimentos pela Emha e mais de 60 pela Funsat. Durante as cinco etapas do projeto, as comunidades terapêuticas receberam 61 usuários que aceitaram iniciar tratamento contra a dependência de substâncias psicoativas. No total, foram realizadas 276 ações complementares. “Isso demonstra que o Ponto de Apoio não funcionou apenas como abrigo emergencial, mas como porta de entrada para políticas públicas estruturantes”, pontuou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento.

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra atendidos nas edições anteriores do Inverno Acolhedor.