16 de julho de 2025

BUTTINA GASTROBAR

BUTTINA FUTEBOL AO VIVO E GASTRONOMIA

Mundial de Esportes Aquáticos: Pinheiros terá seis atletas nas competições de Natação e Saltos Ornamentais 





São três nadadores: Victor Alcará, Beatriz Bezerra e Mercedes Salazar, que traçaram suas expectativas sobre a competição, e três saltadores: Giovana Pedroso, Ingrid Oliveira e Jackson Rondinelli, que buscam resultados satisfatórios

 

O Mundial de Esportes Aquáticos, que acontece em Singapura, vai começar para os nadadores e saltadores do Esporte Clube Pinheiros. Nas piscinas estarão: Victor Alcará, Beatriz Bezerra, Mercedes Salazar, que nadam em busca da classificação para a final; Já Giovanna Pedroso, Ingrid Oliveira e Jackson Rondinelli, saltam em busca de ótimos resultados nas plataformas de 10 metros e salto sincronizado. 

A natação acontece de 26 de junho até 03 de agosto. Victor Alcará, após quatro anos tentando baixar o tempo nos 50 metros livre, alcançou a meta no início do ano, durante o Troféu Maria Lenk, e conseguiu a vaga para o Mundial ao nadar a prova em 21.82s. “Consegui entrar forte mentalmente naquela prova e melhorar o meu tempo. Foi um resultado incrível para começar o ano”, contou. Inclusive, de acordo com o próprio nadador, sua principal mudança do início do ano para o atual momento foi “acreditar que é possível”. “Fiquei quatro anos tentando baixar dos 22 segundos e por muitas vezes acabei caindo em descrença de que não era possível, mas, agora que quebrei a barreira, foi uma conquista que me faz acreditar cada vez mais que podemos alcançar os objetivos”, detalhou. 

Agora, dias antes de entrar na água, o objetivo é se adaptar o mais rápido possível. “Ter atenção na concentração. Também com a questão da alimentação, hidratação, o sono, por questão do fuso-horário. Treinar pela manhã e também de noite, para que esse trabalho que a gente já vem fazendo desde o começo do ano consiga aprimorar mais, para chegar na melhor forma possível e fazer o melhor tempo das nossas vidas”, finalizou Victor, direto de Singapura.

Victor Alcará. Foto: Carol Coelho/ECP


Programação de provas Victor Alcará:

31/07 – 23h – Fase Eliminatória

01/08 – 8h – Fase Semifinal

02/08 – 8h – Final


Representante do Pinheiros e que estará defendendo a seleção da Venezuela,
Mercedes Salazar mostra que aos 36 anos de idade está em plena forma física. “Tive um ótimo começo de ano, com boas competições e baixei meu tempo, conquistando a vaga para o mundial nos 50 e 100 metros nado peito”. Destacou. A nadadora falou também sobre as mudanças físicas e mentais em relação ao ano passado. “Na questão física, foram os treinos mais específicos para as provas que eu nado, tanto na água, quanto na academia, na parte articular, e ativação da musculatura. Na questão mental, mantenho o meu acompanhamento com a psicóloga do Clube, o que deixa tudo mais leve, e me ajuda não só na parte como atleta, mas como pessoa também, no meu dia a dia”, contou.

Mercedes Salazar. Foto: Carol Coelho/ECP

Mercedes terá a seguinte programação de provas:

100m peito:

27/07 – 23h – Fase eliminatória

28/07 – 8h – Semifinal

29/07 – 8h – Final

50m peito:

01/08 – 23h – Fase eliminatória 

02/08 – 8h – Semifinal 

03/08 – 8h – Final 

 

Beatriz Bezerra, que disputará a prova dos 50 metros borboleta, tem olhos não apenas para o Mundial, como também nas Olimpíadas de Los Angeles, que será em 2028. “Minha motivação aumentou bastante devido a adição de provas de 50 metros estilo nas Olimpíadas, então sinto que desde então tenho evoluído como pessoa e como atleta”, detalhou. 

Nesta reta final de preparação, a nadadora quer aproveitar cada momento que o Mundial proporciona. “Sigo firme, com treinos fortes e academia. Sempre mantendo a mente focada no objetivo principal, sem deixar de aproveitar os momentos únicos que a competição proporciona”, contou Beatriz.  

Beatriz Bezerra. Foto: Carol Coelho/ECP

Programação de provas – Beatriz Bezerra

31/07 – 23h – Fase eliminatória

01/08 – 8h – Semifinal 

02/08 – 8h – Final 


Saltos Ornamentais
– Os Saltos Ornamentais será representado por três atletas do Pinheiros: Ingrid Oliveira, Giovanna Pedroso e Jackson Rondinelli. Somados, o trio possui nove participações em Mundiais: Ingrid com cinco (Kazan 2015, Budapeste 20217, Gwangju 2019, Budapeste 2022 e Fukuoka 2023); Giovanna três (Kazan 2015, Budapeste 2017 e Doha 2024) e Jackson Rondinelli uma (Kazan 2015). 

Saltos Ornamentais. Foto: Gabriella Garbim/ECP

Para o técnico de Ingrid e Giovanna, Alexander Ferrer, as provas do Salto Sincronizados são onde as atletas podem ter uma boa performance. “Acredito que nossas maiores chances estão no sincronizado. Vamos focar mais nessa prova, inclusive com a Ingrid: Ela tem feito bons treinos e podem ter um resultado mais satisfatório”, detalhou o treinador. Ambas disputam duas provas: Plataforma de 10 metros e 10 metros sincronizados. 

Já Disnardo Borrero Cardoso, técnico de Jackson Rondinelli, detalhou como foram as últimas semanas de preparação. “Tivemos alguns problemas por conta das semanas de frio intenso, mas foram resolvidos. A expectativa é que ele avance para as semifinais do evento e assim possa manter a pontuação no ranking, conquistada aqui no Campeonato Brasileiro”, detalhou. Jackson irá disputar a prova da Plataforma de 10 metros. 

Confira a programação dos Saltos Ornamentais:

28/07 -2h30 –  10m Plataforma Sincronizada – Feminino – Fase Eliminatória 

28/07 – 7h – 10m Plataforma Sincronizada – Feminino – Final

 

31/07 – 4h30 – Plataforma 10m Feminino – Semifinal – 4h30

31/07- 7h15 – Plataforma 10m – Feminino – Final 7h15

 

01/08 – 22h –  Plataforma 10m masculino – Fase eliminatória

02/08 – 23h – Plataforma 10m masculino – Semifinal 

03/08 – 6h30 – Plataforma 10m masculino – Final