16 de julho de 2025

BUTTINA GASTROBAR

BUTTINA FUTEBOL AO VIVO E GASTRONOMIA

Prefeitura se une a empresários para levar mais segurança ao Polo Empresarial – CGNotícias

Inaugurado há 20 anos, o Polo Empresarial Oeste é um dos mais importantes de Campo Grande. São cerca de 70 empresas em atividade e mais de 1.5 mil trabalhadores circulando diariamente na região. Proporcionar um ambiente seguro e com mais tranquilidade é o que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (SEMADES) e da Guarda Municipal de Campo Grande, está buscando com o “Projeto de Segurança Ativa”.

Voltado à proteção de quem atua e circula pela região, a ação conjunta visa fortalecer a região, garantindo mais tranquilidade para trabalhadores e prestadores de serviço, além de impulsionar o desenvolvimento sustentável do Polo Empresarial Oeste.

Advogado da Associação das Empresas do Polo Empresarial Oeste – APEO, Evaldo Mesquita, conta ter recebido com entusiasmo a proposta apresentada pela Prefeitura Municipal, para o desenvolvimento da iniciativa. “A segurança é uma pauta estratégica para o Polo: ela promove o bem-estar dos trabalhadores, reduz perdas, atrai investimentos e contribui diretamente para a produtividade e reputação das empresas aqui instaladas. Para nós, a proposta nasce promissora. As empresas associadas já manifestaram interesse em participar, dentro de suas possibilidades, pois compreendem que investir em segurança não é apenas uma medida protetiva, mas um ato de responsabilidade social.”

O projeto que vai funcionar em um modelo de colaboração público-privada beneficia não apenas o Polo Empresarial, mas todo o seu entorno, toda a cidade. E os números da região vêm melhorado após ações conjuntas da segurança pública. Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, o total de roubos na região do Imbirussu em 2025 caiu 49,4% em relação a 2024. De janeiro a junho do ano passado foram 89 roubos, contra 45 neste ano. O número de furto também reduziu, foram 597 em 2025 contra 607 em 2024.

Na prática, o projeto começa com estudos técnicos que vão identificar os pontos mais vulneráveis da área. Com base nesses dados, o projeto será preventivo, focado em tecnologia com instalação de câmeras, infraestrutura com ampliação da iluminação e integração entre setor público e privado para reduzir a criminalidade e criar ambiente seguro, impulsionando o crescimento econômico do Polo Empresarial Oeste.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável, Ademar Silva Jr., a iniciativa vem atender pedido dos empresários que pedem por mais segurança na região. “O projeto nasce da preocupação mútua entre o setor público e a iniciativa privada com a segurança. Entre as ações previstas estão a integração do monitoramento local ao sistema de videomonitoramento da Guarda Municipal, o reforço do patrulhamento em horários considerados críticos e a realização de campanhas educativas para orientar empresários e colaboradores sobre medidas preventivas”, diz.

A ação marca um novo momento para o Polo Industrial Oeste, com medidas que vão além do reativo e apostam na prevenção como estratégia central. A articulação entre os setores evidencia o compromisso com um ambiente mais seguro e propício ao desenvolvimento econômico.

“Estamos unindo forças com os empresários e com a Guarda Municipal para implantar um modelo de segurança ativa, que é preventivo, inteligente e eficaz. Nosso objetivo é criar um ambiente de negócios cada vez mais seguro, para que as empresas possam crescer com tranquilidade e gerar mais oportunidades. Esse é um passo essencial para tornar o Polo Oeste uma referência de desenvolvimento sustentável na nossa cidade”, diz Rafela Capellari, gerente de Indústria Comércio e Serviços.

As próximas etapas do projeto incluem a formalização das parcerias técnicas, a definição de um cronograma de execução e o acompanhamento periódico dos resultados. A proposta é que as ações implementadas sejam constantemente avaliadas e ajustadas, conforme as demandas da região.

#ParaTodosVerem A foto de capa mostra os envolvidos em foto pousada.