Informativo de setembro – Esporte Clube Pinheiros
A VIDA SEMPRE SOBE!
Começava o dia; as ovelhas haviam deixado o campo onde passaram a noite, e eu saía, com o alforje ao ombro, atrás do pastor plácido e sereno.
Caminhava por trilhas cujo segredo só ele conhecia. Nenhum animal à nossa volta – apenas um longínquo sussurro e o tilintar dos chocalhos localizando o rebanho em movimento, entre as estradas e os pinheiros. Estava inquieto por não ver os meus animais: iríamos encontrá-los antes de transpormos as barreiras, ou teríamos de voltar atrás, para procurá-los durante todo um dia? Foi o velho pastor que me explicou a razão da sua serenidade:
– Garoto, de manhã, os animais sempre sobem. Vão para os cumes. Não é que o pasto lá seja sempre mais abundante ou mais fácil; mas é um instinto do ser lançar os braços para o azul do céu e partir ao alto dos cumes. O capim, conquistado à força de músculos e tenacidade, tem um valor exaltante, talvez só por ter sido muito desejado…
– Pode ficar tranquilo: vamos encontrá-los todos lá em cima!
E acrescentou: – Só me preocupa o pequeno bando de Léon, domesticado demais, habituado demais a comer nos pastos e na manjedoura, e que tem a nostalgia das barreiras e do estábulo. Parece que já não têm força para subir; o ideal deles já não é lá em cima, mas embaixo… preferem a rédea ao azul do céu… lá não são ovelhas dignas e orgulhosas: são cães!
Ouça os chocalhos, lá em cima, diante de nós! Só à noitinha, quando o sol se extinguir por trás do Rocheroux, os nossos animais também vão descer para a calma e a segurança do vale, para amanhã voltarem a subir mais alto ainda.
E as crianças – diria o pastor – são como as ovelhas: querem subir sempre. Você só terá paz e certeza se souber ajudá-las, às vezes precedê-las na subida aos cumes, ou segui-las… Diferente dos seres domesticados cedo demais que perderam o sentido da subida e que, como velhos em fim de corrida, preferem ao ar do espaço e ao azul do céu, a coleira da sujeição e a ração da renúncia!
São bons todos os caminhos que levam para as alturas.
Freinet, Pedagogia do Bom Senso
Continuemos sempre, escola e famílias, proporcionando caminhos que levem nossas crianças para as alturas, que as deixem subir cada vez mais alto. E que nunca tenhamos “o pequeno bando de Léon, domesticado demais, habituado demais a comer nos pastos e na manjedoura. ”
Azul do céu sempre para nossas crianças! Com alegria e esperança, Regina
PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
- Grupos de formação – leitura e discussão de textos; discussão de casos de alunos; orientação de projetos pela Coordenação Pedagógica e Direção
- Formação pela Diálogos e Viagens Pedagógicas
AGENDA DE SETEMBRO
06 – Desfile de aniversário do Clube*
02 a 22/09 – Pré-inscrição para alunos novos, incluindo irmãos de alunos
09 – Passeio Infantil 4 – manhã e tarde – Cia dos Bichos*
19 – Comemoração interna do Dia da Árvore
26 – Aniversários do mês
AGENDA OUTUBRO (sujeita a alterações)
01 – Sorteio de vagas para 2026 (alunos novos)
06 a 10 – Semana da Criança*
13 – Não haverá aula – antecipação do Dia do Professor
15 – Comemoração interna do Dia do Professor
16/10 a 07/11 – efetivação de matrícula/2026 *
30– Aniversários do mês
31 – Dia do Saci (comemoração interna) *
*seguirão circulares informativas
REGINA DELDUQUE
Diretora – Orientadora
RENATA MARTINS COSTA
Coordenadora Pedagógica
PATRÍCIA CORDEIRO DE ABREU ALESSANDRI
Diretora Cultural