Formatura marca encerramento do projeto “Tô de boa… Drogas nem pensar!” na E.M. “Matheus Maylasky” – Agência de Notícias
Fotos: Renata Giron/Secom
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Segurança Urbana (Sesu), realizou, nesta sexta-feira (29), a formatura de cerca de 450 alunos do 6º ao 9º ano da E.M. “Matheus Maylasky” que participaram do projeto “Tô de boa… Drogas nem pensar!”. A solenidade ocorreu no ginásio da escola, com a presença de autoridades, além das 12 turmas de estudantes atendidas, funcionários da escola e do cão-terapeuta da Guarda Civil Municipal (GCM), Buddy.
A iniciativa, que conta com apoio da Secretaria de Comunicação (Secom), tem o objetivo de proporcionar ações dirigidas aos alunos do Ensino Fundamental nos anos finais, levando orientação e conscientização sobre o uso e abuso de drogas, em um trabalho preventivo. A Escola Municipal “Matheus Maylasky” foi a primeira contemplada neste segundo semestre.
“É uma alegria estar aqui hoje. Agradeço o secretário Beto Maia e toda a equipe pela realização desse projeto, que é extremamente importante. A prevenção às drogas é sempre o melhor caminho. Parabéns a todos vocês”, declarou o prefeito Rodrigo Manga, antes de dar início à entrega dos certificados.
“É uma honra estar aqui nesta formatura. Esperamos que vocês levem todo esse conhecimento para a vida e, qualquer dúvida, a Secretaria de Segurança Urbana estará sempre de portas abertas. Parabéns a todos os formandos”, enfatizou o secretário de Segurança Urbana, João Alberto Corrêa Maia.
As palestras do projeto são realizadas pelo assessor de gabinete da Sesu, André Moron, que é ex-delegado da Polícia Civil. Ele aborda sobre os tipos de drogas psicotrópicas, os motivos que levam a pessoa ao uso de entorpecentes, sintomas físicos, mudanças súbitas de comportamento e personalidade, tratamento para dependentes, drogas lícitas e ilícitas, a classificação das drogas e os seus malefícios à saúde. O intuito é o de construir uma cultura de prevenção nas escolas da rede municipal, esclarecendo dúvidas e sensibilizando os estudantes sobre a importância de se manter longe desse tipo de substâncias.
“É um prazer estar aqui junto com vocês novamente. Vocês são ótimos. Vamos formar um ótimo grupo de prevenção às drogas para que vocês levem essa mensagem para seus irmãos e amigos”, destacou André Moron.
Na ocasião, a coordenadora da Semul, Christina Palau, apresentou o jingle do projeto, com a participação de alunos. A comunidade escolar também pode interagir e tirar foto com o cão-terapeuta Buddy.
Além do prefeito Rodrigo Manga, do secretário de Segurança Urbana, João Alberto Corrêa Maia, e do coordenador do projeto, André Moron, participaram da formatura a diretora da E.M. “Matheus Maylasky”, Francine Mena, a vice-diretora, Gisele Cremasco, a gestora da Sedu, Flávia Arruda, representando o secretário da Educação, Clayton Lustosa, e o comandante da GCM, Davi Dutra.
A programação do projeto “Tô de boa… Drogas nem pensar!” do mês de setembro inclui atender 12 turmas da E.M. “Leonor Pinto Thomaz” (Centro), que abrangem 370 alunos, entre os dias 2 e 9, além de 485 estudantes da E.M. “Achilles de Almeida” (Vila Hortência), de 15 a 19 nesse mês. Em contrapartida, a ação contemplou, em maio, 14 turmas da E.M. “Flávio de Souza Nogueira” (Vila Fiori), totalizando 496 alunos. Em junho foi a vez da E.M. “Getúlio Vargas” (Vila Santa Terezinha), para 494 estudantes, de 14 turmas.
Rede estadual
Ainda nesta sexta-feira, mas no período da tarde, foi realizada a apresentação do projeto “Tô de boa… Drogas nem pensar!” na Escola Estadual “Brigadeiro Tobias”. Além do prefeito Rodrigo Manga, participaram da visita os secretários João Alberto Corrêa Maia e Clayton Lustosa, o vereador Fábio Simoa, o diretor da escola, Sergio Armênio, e o coordenador do projeto, André Moron.
A unidade funciona em período integral e tem em média 800 alunos. Para o prefeito Rodrigo Manga, essa parceria com o Governo do Estado é muito importante, pois amplia a abrangência desse projeto tão importante, que inicialmente só contemplaria a rede municipal de ensino.
De acordo com André Moron, a previsão é que as palestras do projeto sejam levadas à E.E. “Brigadeiro Tobias” na primeira semana do mês de outubro.
Mais informações sobre essa iniciativa municipal podem ser obtidas diretamente via Secretaria de Segurança Urbana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3212-9400 ou pelo e-mail: [email protected].