15 de agosto de 2025

BUTTINA GASTROBAR

BUTTINA FUTEBOL AO VIVO E GASTRONOMIA

Hospital Santa Isabel promove treinamento para reforçar qualidade e segurança no cuidado ao paciente

Crucial para prevenir infecções hospitalares e garantir a segurança do paciente e dos profissionais de saúde, a esterilização de materiais foi tema de treinamento promovido, nesta quinta-feira (14), pelo Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI). Com o objetivo de reforçar a qualidade e a segurança no cuidado ao paciente, a capacitação teve como público-alvo médicos e toda a equipe de enfermagem do hospital, referência em várias especialidades médicas.

Organizado pela Gerência de Enfermagem, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) e a Central de Material e Esterilização (CME), o treinamento foi ministrado pelos enfermeiros Iolanda Beserra, doutora em Ciências da Saúde e conselheira do Conselho de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB); Inalda Fernandes, mestre em gestão e educação; e Lueci Lima, especialista em centro cirúrgico e centro de material e esterilização do Hospital Metropolitano.

“Viemos fazer uma capacitação de material de esterilização para os profissionais do Hospital Santa Isabel, onde mostramos as boas práticas que são exercidas, executadas no processo de esterilização de material para melhoria da segurança do paciente”, disse a enfermeira Iolanda Beserra.

Durante o treinamento foram abordadas práticas de Central de Material e Esterilização envolvendo questões como recepção, limpeza, preparo, esterilização e armazenamento de materiais e equipamentos médico-hospitalares, visando garantir a segurança e eficácia dos procedimentos.

A enfermeira Leide Carvalho, que coordena a Gerência de Enfermagem do Hospital Santa Isabel, destacou a importância do treinamento. “Com a capacitação, nós reforçamos junto aos profissionais do hospital a importância do processo de esterilização de material, que deve ser feito com segurança, cuidado e atenção. Dessa forma, a gente oferece um serviço de qualidade e com mais segurança para que quando o material a ser utilizado chegue dentro do centro cirúrgico ou em qualquer outro setor do hospital, ele esteja bem esterilizado e que o nosso paciente seja assistido de forma segura”, destacou.

You may have missed