Retomadas as obras na Estrada do Tingui, em Campo Grande – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
A Prefeitura do Rio retomou, neste sábado (09/08), mais uma etapa do Plano de Mobilidade de Campo Grande, na Zona Oeste da cidade. É a construção, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, de um novo trecho da Estrada do Tingui, com ciclovia de 1.500 metros, que será ligada diretamente à Avenida Brasil, no sentido Centro. Essa ligação viária é uma alternativa estratégica de acesso à principal via expressa da cidade para quem mora e circula na região. Os investimentos chegam a R$11,7 milhões.
– Desde o início da gestão do prefeito Eduardo Paes foi decidido que os maiores investimentos em mobilidade na cidade seriam para Campo Grande, pois era uma demanda importante dos moradores do bairro -, afirmou o prefeito em exercício, Eduardo Cavaliere, destacando melhorias previstas e já executadas pelo Plano, como as duplicações da Estrada do Lameirão e da Estrada Rio-São Paulo, o Anel Viário e as obras do túnel na Floresta da Posse.
A obra vai encurtar significativamente o trajeto diário dos moradores de Campo Grande até a Avenida Brasil, promovendo mais fluidez no trânsito local e facilitando a integração com outras regiões da cidade.
Cavaliere exalta os ganhos para as pessoas que moram na área da Estrada do Tingui, como por exemplo, a redução do tempo de deslocamento dos moradores de Campo Grande pelas ruas do próprio bairro:
– Essas obras também servem para dar mais tempo para quem vive em Campo Grande. Para essas pessoas poderem usar esse tempo pra ficar com as famílias. Todos os moradores nesta área vão ter uma alternativa nova para a Avenida Brasil. A população está esperando muito a entrega dessas obras.
O trabalho precisou ser retomado porque a empresa que venceu a licitação não conseguiu executar as obras na Estrada do Tingui, o que provocou a rescisão contratual. Foi necessária uma nova licitação para a Prefeitura retomar agora as intervenções. A conclusão está prevista para até o primeiro semestre de 2026.
Além da implantação do novo trecho, o projeto inclui revitalização de asfalto e calçadas entre a Estrada Carvalho Ramos e a Rua Asa Branca, melhorias no sistema de drenagem mitigando riscos de alagamentos.
O secretário municipal de Infraestrutura, Wanderson Santos, ressaltou que a obra é mais uma alternativa pra desafogar o trânsito de Campo Grande e para fazer ligação direta até a Avenida Brasil.
– A Prefeitura vai fazer toda a pavimentação, calçamento, iluminação e a parte de ciclofaixas, também, para deixar essa via totalmente urbanizada e gerar esse benefício incrível para a população aqui de Campo Grande -, explica o secretário.
Com extensão total de 1,6 mil metros e área de 20 mil metros quadrados, as obras têm como objetivo melhorar a circulação viária, valorizar o espaço urbano e ampliar as opções de deslocamento na região de Campo Grande até a Avenida Brasil.
– As melhorias virão, principalmente no transporte público e na rapidez e agilidade para chegar à Avenida Brasil. Vai ser positivo em tudo -, festeja a designer de sapatos Carla Boaventura, moradora há 23 anos do Conjunto Henriqueta, em Campo Grande.
Ao seu lado, a aposentada Daura Dantas, há 16 anos morando no Henriqueta, também estava otimista com a retomada das obras:
– Nem dá pra imaginar o quanto de benefícios nós vamos ter aqui. Nossos imóveis vão ser valorizados também.
Plano de Mobilidade vai fazer Campo Grande andar
O Plano de Mobilidade de Campo Grande contempla uma série de intervenções estruturantes com investimento total de quase R$1 bilhão com financiamento do BNDES. A iniciativa já entregou obras importantes, como o mergulhão da Avenida Cesário de Melo e a requalificação da Rua Artur Rios, e segue com frentes em bom andamento em vias como a Cesário de Melo que está recebendo melhorias viárias, a Estrada Sete Riachos que ligará direto à Avenida Brasil, além da Estrada do Lameirão, Estrada do Monteiro, Largo da Maçonaria e na construção do primeiro túnel de Campo Grande, sob o Morro Luís Bom. Ao todo, o plano vai beneficiar mais de 300 mil pessoas, promovendo maior fluidez no trânsito, segurança viária e valorização urbana na Zona Oeste.