Em ritmo do PitBull Pedro Iasi, Pinheiros encerra fase de classificação da LDB
Azul e Preto ainda tem chance de terminar em primeiro lugar no Grupo B
Em ritmo do PitBull Pedro Iasi, eleito melhor jogador da partida, o jovem time sub-22 do Esporte Clube Pinheiros encerrou a fase de classificação da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) com uma excelente campanha: 10 jogos, 9 vitórias e ainda com possibilidade de terminar em primeiro lugar do Grupo B. A equipe encerrou a segunda fase na manhã deste sábado (2) ao derrotar o Mogi Basket, por 106 a 61 (54 a 28). E fica aguardando a fase final que será disputada no mês que vem, possivelmente no ginásio Antônio Prado, no Paulistano.
Atualmente, o Pinheiros está na primeira colocação do Grupo B (9 vitórias e 1 derrota), mas pode ser superado pelo Minas Tênis Clube – única equipe derrotar o ECP nessa fase – e que ainda joga neste domingo (3) contra Campo Mourão e na segunda-feira (4) contra o União Corinthians. Uma derrota do time mineiro dá a primeira colocação ao Azul e Preto. Na fase final, o primeiro colocado do Grupo B, enfrenta o quarto colocado do Grupo A, que hoje seria o Botafogo. Se o ECP terminar em segundo, enfrenta o terceiro do Grupo A, na atual classificação seria o São Paulo FC.
O técnico Bruno Porto saiu feliz com as cinco vitórias em casa. E já começou pensar na fase final. “Vitória extremamente importante para fechar bem a fase de classificação. Depois da derrota para o Minas sabíamos que não poderíamos mais perder, por isso o nosso objetivo era esse e acredito que cumprimos da melhor maneira possível, melhorando o aspecto defensivo, jogo de transição. Agora já estamos pensando no próximo passo que é a fase final e nossos planos é ser campeão. Tivemos uma grande melhora em vários aspectos, um com passo à frente e vamos continuar porque na final vai sair bem quem chegar melhor preparado”.
Pedro Iasi, além de uma participação defensiva excelente, inclusive ganhando o apelido dos companheiros de PitBull, foi o cestinha da equipe, com 15 pontos, além de três rebotes e três bolas recuperadas, com 18 de eficiência. Inclusive acertou as duas bolas de três pontos arremessadas. Outro estaque pinheirense foi o escolta Felipe Gregate ao marcar 12 pontos, dar sete assistências, pegar seis rebotes, com 15 de eficiência.
“Marcamos muito bem, gostei da minha participação e dos companheiros me chamarem de Pit Bull. Acho que fiz jus ao apelido. Não começamos bem na primeira fase ao perder para o Minas. Mas conseguimos recuperar depois com os cinco jogos no Pinheiros”, completou Pedro Iasi, cestinha da equipe.
Também jogaram e marcaram para o Pinheiros (106) – Lucas Lima (11 pontos, 1 rebote e 1 assistência), Vitor Meili (5 pontos, 2 rebotes e 1 assistência), Cauã Pacheco (11 pontos, 5 assistências, 3 rebotes e 3 bolas recuperadas), Lucca Boracina (11 pontos, 55 assistências e 4 rebotes), Anthony (10 pontos, 5 rebotes, 3 bolas recuperadas e 1 assistência), Bryan Boff (11 ponts, 4 rebotes, 2 bolas recuperadas e 1 assistência), Afonso Pacheco (8 pontos, 9 rebotes , 2 assistências e 1 bola recuperada), Bueris (3 pontos, 3 rebotes e 2 assistências) e Agapy Santos (9 pontos, 2 rebotes e 1 bola recuperada). No total o Pinheiros pegou 47 rebotes, sendo 18 no ataque, contra 40 rebotes de Mogi, com 20 ofensivos. Luiggi Fachin, com 13 pontos e oito rebotes foi o principal destaque mogiano.
O JOGO
Primeiro período – Com Reynan dos Santos poupado, o técnico Bruno Porto optou em manter o mesmo quinteto base dos jogos anteriores, com Cauã Pacheco, Felipe Gregate, Lucas Lima, Bryan Boff e Afonso Pacheco. Com um começo eficiente, abriu 8 a 0, em 2:30 e obrigou o técnico de Mogi a parar o jogo. Aumentou para 10 a 0, mas parou e permitiu a reação mogiana que empatou em 12 a 12. Mas o Pinheiros voltou a defender bem e fechou o período em 23 a 17.
Segundo período – Com uma boa defesa e rápidos contra-ataques, além das bolas de três pontos – duas seguidas de Cauã Pacheco – o Pinheiros abriu a maior vantagem de 23 pontos (46 a 23), e uma parcial de 25 a 8 faltando, 3:30, com uma linda enterrada de Gregate. Finalizando o período, com uma parcial de 31 a 11, a primeira etapa do jogo terminou favorável ao Pinheiros, por 54 a 28,
Terceiro período – Mantendo o ritmo forte na defesa e no ataque, não permitindo reação do adversário, o Pinheiros fez outra parcial positiva de 32 a 13 e aumentou a diferença no fim do período para 45 pontos: 86 a 41.
Quarto período – Com a grande diferença alcançada nos três períodos anteriores, os meninos do técnico Bruno Porto souberam administrar, com eficiência, a vantagem no marcador. Aumentou para 50 pontos a diferença ao atingir 101 a 51. Sem forçar nos minutos finais, mas fazendo uma parcial empatada em 20 a 20, encerrou o jogo com o placar de 106 a 61.
RESULTADOS NO PINHEIROS
Terça-feira (29)
São José 87×74 Mogi
EC Pinheiros 110×59 AD Maringá
Quarta-feira (30)
Franca 70×66 Mogi
EC Pinheiros 85×59 São José
Quinta-feira (31)
Maringá 88×58 Mogi
São José 79×59 Sesi Franca
Sexta-feira (1/8
Maringá 46×99 São José
EC Pinheiros 77×65 Sesi Franca
Sábado (2/8)
Maringá 40×77 Sesi Franca
EC Pinheiros 106×61 Mogi
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Fotos da Galeria – Ricardo Bufolin/ECP
Imagem destacada – Pedro Iasi. Foto – Ricardo Bufolin/ECP