Inovacentro recebe representantes da Prefeitura de Recife para visita técnica ao Centro Histórico da Capital
O Centro Cultural São Francisco foi palco para o encontro entre representantes da Secretaria de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico de João Pessoa (Inovacentro) com integrantes do Gabinete do Centro do Recife que coordena o Programa Recentro. A troca de experiências foi o principal objetivo dessa visita técnica, voltada para promover a revitalização dos centros históricos das duas cidades.
O encontro, que contou também com a participação de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), faz parte das visitas técnicas realizadas na Rede Brasileira de Urbanismo em áreas centrais do País.
“A importância desse dia é o compartilhamento de experiência. A ideia é que a gente, junto com outros órgãos de João Pessoa e do Estado, tenha esse diálogo permanente com essas outras cidades para troca de experiências. Visitamos Recife e a gente viu que temos os mesmos problemas. Então, por muitas vezes, por não conversar, a gente busca soluções diferentes, mas a gente pode encontrar a solução em conjunto”, disse o secretário do Inovacentro, Thiago Lucena.
Recife não é a primeira cidade a vir para a capital paraibana. Recentemente, representantes da cidade de Natal estiveram em João Pessoa para conhecer os avanços empreendidos pela Prefeitura na cidade. “A gente vai mostrar para eles muita coisa que está caminhando, muita obra acontecendo e algumas coisas belas que a gente já tem aqui e que pode mostrar. É mostrar o ‘Viva o Centro’, que é esse programa de incentivo fiscal que, realmente, vai entrar para a história, a confiança da iniciativa privada, a limpeza da fiação dos postes, a instalação de câmeras e iluminação pública”, elencou.
“Enfim, vários projetos que a gente apresentou para eles para que a gente possa fazer essa troca de experiência, a gente possa aprender com os acertos e, porventura, consertar alguns erros que eles tiverem lá e a gente também aqui. Essa interação já está sendo feita e vai continuar, com certeza, por toda a nossa gestão. A finalidade é entregar um serviço melhor, uma cidade melhor”, concluiu Thiago Lucena.
O programa de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Recife (Recentro) foi criado em dezembro de 2021. “A gente teve a oportunidade e o privilégio de receber uma comitiva de João Pessoa em Recife, onde mostramos os principais projetos da gestão municipal para o Centro Histórico. Hoje estamos aqui para conhecer as experiências de sucesso da Prefeitura de João Pessoa e do Governo da Paraíba, para transformar a realidade do Centro Histórico”, observou Ana Paula Vilaça, coordenadora do Gabinete do Centro do Recife.
“A gente acredita que os desafios são os mesmos: como é que a gente ocupa os centros históricos, como atrai pessoas, como desenvolve atividades econômicas de lazer, valorização do nosso patrimônio histórico”, reforçou.
Ana Vilaça argumenta que o processo de esvaziamento dos centros históricos aconteceu no mundo inteiro e que são necessárias várias medidas para revertê-lo. “Os centros são onde as cidades começaram, onde tem a história, o patrimônio cultural, arquitetônico e o urbanístico das cidades. A gente precisa valorizá-lo, ocupá-lo com os novos usos e atividades, mas preservando esse legado, esse conhecimento”, frisou.
A programação contou inicialmente com uma apresentação por parte da prefeitura elencando todos os incentivos municipais e as obras realizadas e que estão em curso no Centro Histórico da Capital. Em seguida, o grupo seguiu para uma visita as obras de revitalização dentro do programa ‘Viva o Centro’, como no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, pelo Hotel Globo e nos imóveis beneficiados pelo programa ICMS Cultural. Dentre as obras do Governo do Estado, visitaram o Palácio da Redenção, Palácio de Despachos e o Teatro Santa Roza.