1 de agosto de 2025

BUTTINA GASTROBAR

BUTTINA FUTEBOL AO VIVO E GASTRONOMIA

Informativo de agosto – Esporte Clube Pinheiros

AS QUATRO PEQUENAS VIRTUDES
Fabio Otuzi Brotto

Mais vale feito do que bem feito, só não pode ser mal feito Para que uma grande árvore cresça, é preciso cuidar bem das sementes e dos primeiros brotos. É muito comum colocar “tutores” (pequenas estacas de madeira) junto a pequena planta que começa a se desenvolver e que ali permanecem até que a árvore cresça na direção correta. Em alguns casos os “tutores” acabam sendo incorporados pela árvore. Assim também é com a gente, quando crianças somos amparados por gente maior, que cresceu antes da gente e que nos ajudam a VenSer plenamente quem a gente é.

Do mesmo modo, na Pedagogia da Cooperação, temos As Quatro Pequenas Virtudes como “tutoras” do Propósito, servindo como guias que nos orientam firme e amorosamente para seguirmos praticando corretamente o SerVir ao bem comum.

É sobre essa impecabilidade que caminhamos desvelando cada uma das virtudes, que nos motivam, desde a sua etimologia (do latim”virtus”), para praticar o bem; pois é mais do que uma simples característica, competência ou aptidão, trata-se de uma verdadeira inclinação que se manifesta pelo conjunto de hábitos que levam a pessoa para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente. Os gregos tinham um termo para descrever o comportamento virtuoso, “areté”.

Acreditavam que um indivíduo possuía a areté quando seu comportamento ético era excelente. Nesse sentido, a virtude coincide com a realização da própria essência, é fazer aquilo que a cada pessoa se destina. Aquilo que no plano objetivo é a realização da própria essência e no plano subjetivo coincide com a própria felicidade.

Para nós, da Pedagogia da Cooperação, a areté, ou virtude essencial, é a realização cotidiana do VenSer para Servir; o Propósito em torno do qual nos movemos colaborativamente para dele nos aproximarmos continuamente.

Você sabe, e nós também, o quão desafiador é mantermos esse “ comportamento ético excelente” diante dos problemas, conflitos, metas e grandes objetivos que se apresentam, muitas vezes inesperadamente, no dia a dia. Assim, observando a experiência de pessoas e grupos diversos, percebemos a importância de contarmos com algum apoio virtuoso complementar. Algo que pudesse ajudar a nos mantermos na direção correta, agindo corretamente; algo para nos manter centrados no “olho do furacão”, sem nos deixarmos levar pela eventual desarrumação causada pela turbulência dos acontecimentos. Sabe aquela hora em que perdemos o rumo e precisamos aprumar? É preciso ter muita ©alma nessa hora, não é mesmo?

E foi desse lugar e com essa intenção, que surgiram nossas Quatro Pequenas virtudes: Desapego, Integridade, Plena Presença e Abertura para Compartilhar. Elas são como pontos de luz indicando o caminho da comum-união pelo qual cada pessoa, a seu tempo, a seu modo e quando achar mais apropriado, caminhará.

Virtudes não têm preço e não são um valor. São sementes, que somente pelo apreço a elas, podem ser cultivadas a cada passo da jornada de cooperação pessoal e coletiva, para fazer florescer entre nós somente aquilo que poderá florescer.

PEDAGOGIA DA COOPERAÇÃO
Por um mundo onde todas as pessoas possam VenSer Com alegria e esperança
Regina

PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

  • Grupos de formação – leitura e discussão de textos; discussão de casos de alunos; orientação de projetos pela Coordenação Pedagógica e Direção
  • Continuidade da formação promovida pela Diálogos e Viagens Pedagógicas

AGENDAS SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

29/07 – INÍCIO DAS AULAS DO SEGUNDO SEMESTRE

AGOSTO – 04 a 22
reserva de vagas de crianças já matriculadas/2025 nas classes regulares e integral
pré-inscrição para integral /2026 – alunos novos

09- Sábado letivo*
12 – Passeio Infantil 3 manhã e tarde – Cia dos Bichos*
28 – Aniversários do mês
30 – Sábado letivo – Exposição comemorativa do Dia do Folclore*

SETEMBRO
06 – Sábado letivo – Desfile de aniversário do clube* 02 a 22 – Pré-inscrição para crianças novas/2026*
09 – Passeio Infantil 4 manhã e tarde – Cia dos Bichos* 19 – Comemoração interna do Dia da Árvore
26 – Aniversários do mês
*seguirão circulares informativas

 

REGINA DELDUQUE
Diretora – Orientadora

RENATA MARTINS COSTA
Coordenadora Pedagógica

PATRÍCIA CORDEIRO DE ABREU ALESSANDRI
Diretora Cultural