BOLETIM – Detran-SC aprimora regularização de motofretistas e mototáxis
O Detran-SC concluiu a implementação do banco de questões atualizado para os cursos especializados de mototaxistas e motofretistas.
A medida faz parte da formação obrigatória para quem exerce atividade remunerada na condução de motocicletas no transporte de passageiros ou mercadorias.
A ausência de um banco de questões oficial, de responsabilidade da Secretaria Nacional de Trânsito, impediu a aplicação da avaliação final dos cursos e comprometeu o registro das formações no Registro Nacional de Condutores Habilitados (RENACH).
Com a nova plataforma desenvolvida pelo Detran/SC, as provas são aplicadas de forma eletrônica, compostas por 30 questões de múltipla escolha, como ressalta o presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Santa Catarina, Atanir Antunes:
SONORA
Sem o registro, muitos profissionais capacitados foram autuados em fiscalizações, já que os sistemas não refletiam sua real situação.
Por isso, o Conselho Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Cetran/SC) suspendeu, por 180 dias, a obrigatoriedade de cursos especializados para mototaxistas e motofretistas no estado.
Repórter: Marcos Lampert