Agência Minas Gerais | Com exames gratuitos e reforço no investimento, Minas Gerais avança na saúde ocular
Enxergar o mundo com nitidez é uma das formas mais essenciais de viver com autonomia e qualidade. Para garantir esse direito à população mineira, o Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais oferece consultas, exames e tratamentos oftalmológicos gratuitos. Neste 10/7, Dia da Saúde Ocular, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça a importância dos cuidados com a visão e destaca os avanços da Rede de Atenção em Oftalmologia no estado.
Minas Gerais vem fortalecendo, ano após ano, a estrutura da Rede de Atenção em Oftalmologia do SUS, com ações que vão desde prevenção à reabilitação visual. Em junho de 2025, o Governo de Minas, por meio da SES-MG, investiu R$ 67,2 milhões para ampliar e qualificar a assistência oftalmológica no estado.
Os investimentos contemplam diagnóstico e cirurgias de catarata, glaucoma, retina e outros procedimentos especializados. Além disso, o Programa Miguilim, voltado para estudantes de 5 a 18 anos de idade da rede pública, recebeu R$ 19,8 milhões para realização de consultas e entrega gratuita de óculos. O Opera Mais, por sua vez, segue ampliando o acesso da população a cirurgias eletivas, reduzindo o tempo de espera.
|
||||
|
||||
|
Consultas regulares
A preocupação com a saúde dos olhos não deve surgir apenas diante de sintomas. Muitas doenças oculares são silenciosas e, quando percebidas, já comprometeram significativamente a visão. É o caso do glaucoma, principal causa de cegueira irreversível no mundo. Por isso, a SES-MG alerta para a importância das consultas regulares, mesmo na ausência de sinais.
“Quando falamos em saúde ocular, estamos falando de prevenção. A maioria dos casos de deficiência visual pode ser evitada com diagnóstico precoce. Por isso, os exames periódicos são fundamentais”, destaca Baccheretti.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% dos casos de deficiência visual são evitáveis ou tratáveis. No Brasil, a catarata e os erros refrativos, como miopia e astigmatismo, respondem por quase 75% dessas ocorrências, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
Rede assistencial em Minas
A Rede de Atenção em Oftalmologia em Minas Gerais está organizada para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com foco na regionalização e no acesso mais próximo do cidadão. Entre as regiões com destaque na assistência oftalmológica estão Belo Horizonte, Juiz de Fora, Alfenas, Montes Claros e Varginha.
Além da estrutura, a SES-MG também atua na orientação da população. Para proteger a saúde dos olhos, é importante seguir recomendações como: não coçar os olhos, usar óculos escuros em ambientes com muita luz, manter o controle de doenças como diabetes e hipertensão e sempre seguir as orientações médicas quanto ao uso de óculos e lentes de contato.
“Cuidar da visão é um compromisso com o bem-estar. E esse cuidado começa pelo acesso gratuito, público e para todos os mineiros”, conclui Baccheretti.