Pinheiros, em Brasília, um dos favoritos no Troféu Brasil de Ginástica Artística
Azul e Preto terá 11 atletas na competição que começa nesta sexta-feira (11)
A ginástica artística do Esporte Clube Pinheiros vai bem, obrigado. Conta em suas equipes, masculino e feminino, com Arthur Nory e Julia Soares, se bem que ambos, lesionados, não irão competir no Troféu Brasil, mas na equipe do Azul e Preto tem nomes de muito potencial.
O campeonato será disputado em aparelhos individualmente. Cada atleta escolhe o seu melhor aparelho para se apresentar não haverá disputa por equipes. O local é o ginásio de esportes Nílson Nélson, em Brasília. Nesta sexta-feira (9), serão às provas eliminatórias. No sábado (10), das 9h30 às 11h50, treinam os finalistas e, no domingo (11), das 8h20 às 13h35, as finais por aparelhos, feminino e masculino.
A partir desta sexta-feira (9), com as eliminatórias, o masculino pinheirense contará com nomes como Patrick Sampaio, sempre convocados para defender o Brasil, como agora na Copa do Mundo, na Eslovênia, mais a experiência de Leonardo Souza, João Perdigão, Diogo Paes e a juventude de Erick Domingues.
No feminino, Gabriella Barbosa, em seu primeiro ano de adulto, é um dos maiores prospectos da ginástica feminina e em pleno desenvolvimento, agora também sob os cuidados de Iryna IlYashenko e Carolina Molinari. O time feminino é completado por Izabela Machado, Júlia Bastidas Silva, Kauany Aquino, Sophia Carvalho e Sophia Weisberg.
Técnico da Seleção Brasileira que irá na Copa do Mundo da Eslovênia, logo após o Troféu Brasil, o técnico Cristiano Albino acredita em um crescimento técnico da equipe do Pinheiros. “O Pinheiros chega ao Troféu Brasil 2025 com uma preparação sólida e uma equipe altamente comprometida e competitiva. Estamos confiantes no trabalho realizado ao longo dos últimos meses, com foco na evolução técnica, controle de carga individualizado e consistência nas séries e adaptações ao novo código de pontuação”, analisou.
Depois fez uma observação sobre o crescimento técnico de Patrick Sampaio. “Um dos grandes destaques da equipe é o Patrick Sampaio, que está em reta final de preparação para a etapa da Copa do Mundo em Koper, na Eslovênia. Sua participação aqui será fundamental como preparação para essa etapa, e acreditamos que ele tem chances reais de brigar por finais em alguns aparelhos. Nossa expectativa no TB é alcançar o maior número de finais em aparelhos específicos. Sabemos que a disputa será intensa, com vários adversários, que sempre chegam fortes com atletas de alto nível”.
Depois, finalizando, lamentou a ausência do medalhista olímpico Arthur Nory. “A ausência dele, ídolo da ginástica brasileira e atleta do Pinheiros, é sentida por todos. Ele é uma referência técnica dentro da modalidade. O ginasta passou por procedimento cirúrgico e vem em recuperação. Por outro lado, isso representa também uma oportunidade para que outros nomes da equipe assumam protagonismo e mostrem seu valor em uma competição tão importante. Estamos prontos para representar o Pinheiros com excelência, garra e espírito de equipe”.
SEXTA-FEIRA (9/5) – CLASSIFICATÓRIA
08h00 às 10h40 – GAM (Solo – Cavalo – Argolas)
10h45 às 13h00 – GAM (Salto – Paralelas – Barra)
14h30 às 16h46 – GAF (Grupos 1, 2 e 3)
16h46 às 18h15 -GAF (Grupos 4, 5)
Delegação do Pinheiros
Equipe Feminina
Gabriela Rodrigues Barbosa
Izabella Fontes Machado
Julia Aparecida Bastidas Silva
Kauany Vitória Germano Brito Aquino
Sophia Carvalho dos Santos
Sophia Weisberg
Equipe masculino
Diogo Giuseppe Speranza Paes
Erick Trautwein Oliveira Domingues
João Victor Silva Perdião
Leonardo Matheus Santos Souza
Patrick Sampaio Correa
COMISSÃO TÉCNICA
Hilton Dicheli Júnior – coordenador
Cristiano Magnonn Albino – técnico
Cleyber Santos – fisioterapeuta
Luciano Deluqui Vasques – diretor
Iryna Il Yashenko – técnica
Carolina Inácio Molinari – técnica
Rafaella Lima Garcia – técnica
O Pinheiros será representado por dois atletas e dois técnicos na Copa do Mundo na Eslovênia, de 15 a 18 deste mês, na cidade de Koper. São os ginastas Patrick Sampaio e Gabriella Barbosa, além dos técnicos Cristiano Albino e Rafaella Garcia.
Ginástica Artísitica Feminina
Gabriela Barbosa – Esporte Clube Pinheiros (SP)
Gabriela Bouças – Clube de Regatas do Flamengo (RJ)
Julia Coutinho – Clube de Regatas do Flamengo (RJ)
Treinadores: Rafaella Garcia (ECP) e Walmy Junior
Ginástica Artística Masculina
Johnny Oshiro – Agith (SP)
Lucas Bitencourt – Minas Tênis Clube (MG)
Patrick Sampaio – Esporte Clube Pinheiros (SP)
Treinadores: Antônio Lameira, Cristiano Albino (ECP) e Marcos Goto
Chefe de Delegação: Cristiano Albino (ECP)
Quem quiser acompanhar o Troféu Brasil, o canal da CBG no YouTube irá transmitir ao vivo. É só clicar no link www.youtube.com/@tvcbg