João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, do Pinheiros, Herói da Pátria
Atleta que foi treinado por Pedro Henrique, recebendo homenagens merecidas
João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, atleta que brilhou com a camisa do Esporte Clube Pinheiros. Considerado uma das maiores lendas e heróis da pátria, o paulista de Pindamonhangaba foi incluído recentemente no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, uma homenagem que reconhece personalidades que tiveram papel fundamental na construção do País.
O projeto foi sancionado no último dia 28 de março de 2025, pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, durante uma cerimônia em Brasília.
João do Pulo, especialista em salto triplo, fez uma marca recorde de 17, 89, superando o recorde anterior em 45 centímetros. O feito aconteceu durante os Jogos Pan-Americanos na Cidade do México, em 1975. A marca ficou por mais de uma década. JOão do Pulo era treinado por Pedro Henrique de Toledo, o Pedrão, que também por muito tempo foi técnico do Azul e Preto.
Além disso, João conquistou duas medalhas de bronze olímpicas: uma nos Jogos de Montreal, em 1976, e outra nos Jogos de Moscou, em 1980. Sua participação em Moscou foi marcada por controvérsias, pois teve saltos anulados que poderiam tê-lo levado ao ouro.
Durante sua carreira, João do Pulo foi atleta do Esporte Clube Pinheiros – SP. O Clube, atualmente beneficiado pelo Programa de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, desempenhou um papel importante no desenvolvimento esportivo de João, oferecendo infraestrutura e suporte técnico essenciais para seu crescimento no atletismo. Foi representando o Pinheiros que João conquistou suas principais medalhas, incluindo as olímpicas. Em 1999, João do Pulo faleceu aos 45 anos, e no próximo dia 29 de maio, completarão 26 anos de sua morte.
Thais Oliveira, filha do atleta, vem buscando apoio para realização de uma exposição sobre o que foi João do Pulo, sua história no atletismo e conquistas. Ela ficou muito feliz em saber da homenagem ao pai.