Palma-ESP goleia o Magnus e é bicampeão Mundial de Futsal – LNF
O Palma-ESP é bicampeão Mundial de Futsal!
Os espanhóis venceram o Magnus por 4 a 1, no ginásio Palau Municipal d’Esports Son Moix, na cidade de Palma de Mallorca, na Espanha, na tarde deste sábado, e faturaram o segundo título intercontinental de maneira consecutiva.
A equipe europeia também havia vencido o torneio em 2023, ao bater o Cascavel, nos pênaltis. O time paulista, por sua vez, buscava a quarta conquista depois de vencer em 2016, 2018 e 2019.
Antes de a bola rolar, o Rei do Futsal, Falcão, marcou presença no ginásio e levou a taça de campeão para o palco do jogo.
Os gols da partida foram todos marcados por brasileiros: Fabinho (3) e Ernesto (ex-Magnus) marcaram para os donos da casa enquanto Charuto fez o gol de honra dos visitantes.
O Magnus conquistou a vaga no torneio após vencer a Libertadores da modalidade, em maio. Já no mês passado, o clube foi eliminado da Liga Nacional de Futsal (LNF) ao escalar um jogador de maneira irregular no jogo de ida das oitavas de final, diante do São Lourenço.
O jogo
A primeira etapa foi dominada pelos espanhóis, que criaram a maioria das chances de gol. O Magnus sofreu o primeiro golpe com menos de um minuto de jogo, quando Leandro Lino cometeu falta dura em Rivillos, levou a pior e deixou a quadra sentindo muitas dores, além de ter recebido o cartão amarelo.
Os donos da casa assustaram em finalizações perigosas de Machado e Gordillo. As melhores chances brasileiras saíram dos pés de Charuto, em chute defendido por Luan Muller, e Rodrigo, que mandou para fora com muito perigo.
A um minuto do fim, o ex-Magnus Ernesto puxou contra-ataque pela esquerda e bateu firme, rasteiro, para abrir o placar.
Os brasileiros voltaram melhor para a etapa complementar e chegaram ao gol de empate ainda no início: Lucas Gomes recebeu e finalizou. A bola tocou nas duas traves e, no rebote, Charuto completou para as redes. A alegria, porém, não durou muito tempo: logo depois, Fabinho cobrou falta rasteiro e recolocou o Palma em vantagem.
O Magnus demorou a apertar o adversário, conseguindo boas chances apenas na reta final da partida. Na melhor delas, Dieguinho bateu forte para defesa de Luan. No rebote, Marcelo quase marcou contra, mas o goleiro do time da casa salvou novamente.
Nos cinco minutos finais, Ricardinho passou a utilizar o goleiro-linha, mas a estratégia não surtiu o efeito esperado. Bem postado, o Palma se aproveitou dos erros do Sorocaba para liquidar a partida. Em duas roubadas de bola, Fabinho finalizou de longe, transformou o placar em goleada e decretou o título da equipe espanhola.
Campeões da Copa Intercontinental de Futsal
- 1997: Internacional e Dina Moscou, da Rússia (foram duas edições no mesmo ano)
- 1998: Atlético-MG
- 1999: Canoas
- 2000: Naturpellet Segovia, da Espanha
- 2001: Carlos Barbosa
- 2004: Carlos Barbosa
- 2005: Inter, da Espanha
- 2006: Inter, da Espanha
- 2007: Inter, da Espanha
- 2008, Inter, da Espanha
- 2011: Inter, da Espanha
- 2012: Carlos Barbosa
- 2013: Dínamo Moscou, da Rússia
- 2014: Kairat, do Cazaquistão
- 2015: Atlântico-RS
- 2016: Sorocaba
- 2018: Sorocaba
- 2019: Sorocaba
- 2023: Palma, da Espanha
- 2024: Palma, da Espanha