21 de maio de 2024

BUTTINA GASTROBAR

BUTTINA FUTEBOL AO VIVO E GASTRONOMIA

MEC faz encontro para fortalecer comunicação pública – IFSP – Portal Institucional

3 min read

MEC faz encontro para fortalecer comunicação pública

Evento reuniu gestores de comunicação da Rede Federal de todas as regiões do país

Compartilhar   WhatsApp   Tweetar  

Gestores-Comunicao-EncontroGestores-Comunicao-Encontro2Gestores-Comunicao-Encontro1  

–>

Com o objetivo de fortalecer a comunicação pública desenvolvida nas instituições federais de ensino, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), promoveu o Encontro Nacional de Gestores de Comunicação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, edição 2023. O evento foi realizado entre os dias 4 e 7 de dezembro, na capital federal, e contou com palestras de especialistas e debates sobre temas estratégicos para a comunicação institucional e o seu relacionamento com a sociedade.  

O professor e servidor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Jorge Duarte, trouxe para o Encontro o papel e a influência dos comunicadores no avanço das organizações. Nesse âmbito, ele destacou a necessidade de a comunicação estratégica ser construída com a alta gestão e estar sintonizada com a missão das instituições. Sobre o tema, os gestores também participaram do Seminário O Papel e a Carreira do Comunicador no Serviço Público Federal, promovido pela ABCPública. 

Representantes das plataformas YouTube, TikTok e Meta destacaram as múltiplas oportunidades das redes sociais, ao passo que a Secretaria de Estratégia de Redes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) apresentou um painel com dados, orientações e percepções relacionados à presença e atuação nas redes. 

O Encontro ainda contou com: painel sobre educação midiática; oficina sobre rádios educativas; parceria com o Canal Educação e a Rádio Nacional da Amazônia; relato de experiência da Cooperativa de Geração de Energia Compartilhada (Cogecom) das universidades; e apresentação dos projetos prioritários do MEC. 

 A abertura do evento teve a participação do secretário da Setec, Getúlio Marques Ferreira; do chefe de gabinete da Secretaria Executiva da Secom/PR, Marcelo Cafrune; do assessor especial da Setec, Felipe De Angelis; e do vice-presidente de Relações Parlamentares do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Flávio Luís Barbosa. 

Comitê – Gestores de 34 Institutos Federais (IFs) e do Colégio Pedro II destacaram a importância de eventos como esse para a construção de uma rede colaborativa, capaz de impulsionar a comunicação nas instituições. O colegiado também debateu e aprovou a constituição de um comitê independente de gestores de comunicação, que terá o apoio técnico da Setec. O comitê é formado por uma diretoria colegiada com suplentes das cinco regiões do País: pelo Sul, Geisa Golin (IFSC) e Erike Feitosa (IFPR); pelo Sudeste, Juliana Santos (IFRJ) e Bráulio Siffert (IFNMG); pelo Nordeste, Carlos Domingos (IFPE) e Clara Bezerra (IFRN); pelo Centro-Oeste, Adriana Campos (IFG) e Vinícius Villas Boas (IFMS); e, pelo Norte, Gildo Júnior (IFRR) e Viviane Camelo (IFRO). 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec 

 

Fotos: Gildo Júnior

Compartilhe isso: