10 de dezembro de 2023

BUTTINA GASTROBAR

BUTTINA FUTEBOL AO VIVO E GASTRONOMIA

Sua suculenta está definhando? Verifique as raízes da planta! – Diário Prime

3 min read

Mossoró — RN, 20 de novembro de 2022, por Ruth Rodrigues — As suculentas possuem uma aparência um tanto quanto fofa, com suas folhas mais grossas que servem como depósito de água. Com muitas regas, essa espécie acaba ficando sobrecarregada e pode apodrecer facilmente. Então, caso note que a suculenta está definhando, existem maneiras de impedir a sua morte.

Por esse motivo, o aconselhado é verificar semanalmente cada vaso, de modo a identificar mais rapidamente, caso apareça algum novo problema. Portanto, se você é dono de uma suculenta definhando, vai gostar das dicas que separamos a seguir!

Sua suculenta está definhando? Veja como evitar e o que fazer para salvá-la

Entenda porque sua suculenta está definhando, conhecendo as necessidades reais desta plantinha e como evitar este perigo. Salve-a com as dicas a seguir.

Luz, solo e regas

Em relação à luminosidade, as suculentas gostam do sol da manhã e a maioria delas precisa receber iluminação direta. Se você mora em um lugar com pouco acesso à luz solar, procure deixar as plantas em janelas, sacadas ou qualquer local onde ela consiga receber o máximo de luminosidade possível.

Luz é vida para as suculentas e, por isso, elas não vão sobreviver em locais fechados sem acesso à luz solar, como banheiros, estantes e prateleiras internas.

Primeiramente, é recomendado que se tenha uma atenção especial com o solo: deixe-o secar bem antes de regar a planta novamente. Na dúvida, faça o teste do palito para checar se ele está seco ou úmido, enfiando-o na terra até sua metade.

A quantidade de regas sempre dependerá do tipo de solo, da necessidade da planta, da drenagem e do clima onde está sendo plantada. Desse modo, quem mora em regiões áridas, por exemplo, precisará dar água à planta com frequência maior.

Sua suculenta está definhando? Verifique as raízes da planta! Foto: Freepik

Como perceber que a suculenta está definhando?

Manchas marrons nas plantas também são um bom indicativo de que algo está errado. Para saber se é sede ou se a planta está se afogando, teste o solo. Só não há problema quando os pontinhos estão na orelha-de-gato: ela é assim mesmo!

Se desconfia que a sua suculenta está morrendo porque o vaso não parece ser adequado para a planta, você pode replantá-la, apostando em um vaso maior do que o anterior. Uma boa dica é escolher um que seja pelo menos 3 cm mais largo.

A suculenta também gosta de nutrientes para crescer de forma saudável. Se você for trocá-la de vaso, esse é um bom momento para ‘alimentá-la’. Uma colher de sopa para vasos grandes, uma colher de sobremesa para vasos médios e uma colherzinha de café para vasos pequenos são quantidades ideais para que a planta se desenvolva bem.

Cuidados

As suculentas não precisam de podas. No entanto, é importante que as folhas mortas sejam retiradas, para que a planta possa se desenvolver de forma bonita e saudável.

Essas plantas crescem de acordo com o espaço disponibilizado, ou seja, se mantidas em vasos pequenos, tendem a permanecer pequenas, mas se transferidas para vasos maiores suas raízes se espalham e auxiliam as folhas a crescerem mais. 

Essas plantas são muito fáceis de “pegar”. Logo, se você deseja fazer novas mudas de suculentas, você só precisa de um novo vaso e criar novas mudas a partir de folhas fincadas na terra, criando um tipo de berçário de suculentas.

Enfim, as folhinhas geralmente não demoram para criar suas próprias raízes e se transformarem em novas mudinhas prontas para ornamentar um arranjo. Ah! Não deixe de conferir outras dicas semelhantes a essa em nosso blog. Assim, todas as suas plantas estarão sempre a salvo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *