28 de março de 2024

BUTTINA GASTROBAR

BUTTINA FUTEBOL AO VIVO E GASTRONOMIA

Prefeitura reabre Palácio de Cristal restaurado nesta sexta-feira

3 min read

Rio de Janeiro, 22 de julho de 2022, por Priscila Lívia — Prefeitura reabre Palácio de Cristal restaurado nesta sexta-feira. Confira nossa matéria e entenda agora mesmo no blog Diário Prime todo o processo de reforma. Além de ficar por dentro da importância desse grande patrimônio cultural brasileiro. Saiba qual será o próximo evento sediado pelo Palácio de Cristal.

Prefeitura reabre Palácio de Cristal restaurado nesta sexta-feira: entenda todo o processo

O Palácio de Cristal localiza-se em Petrópolis, Rio de Janeiro. Originalmente, ele foi inaugurado em 1884. Além disso, sua função era armazenar as exposições agrícolas. Porém, hoje, ele sedia eventos e exposições. A reforma teve início em janeiro de 2020 e somente agora está completa e pronta para ser mostrada.

Reinauguração e importância do Palácio de Cristal

A imponência do Palácio é cenário de diversos cartões-postais famosos do Brasil. Além disso, ele faz parte da identidade e da história de Petrópolis. Por isso, reformas assim são necessárias, de forma que se preserve todos os patrimônios culturais do país.

Mesmo com tamanha preocupação que se tem atualmente, nem sempre foi assim. Dados históricos afirmam que, por diversas vezes, houve intenção de demolir a construção. De fato, em vários momentos, o Palácio sofreu danos graves, quase irrecuperáveis.

Fora seu valor histórico, essa construção atrai muitos turistas, principalmente por conta de sua beleza. Dessa forma, ele também é uma importante fonte de renda para a cidade. Movendo a economia, inclusive, de pequenos comércios.

Qual será o próximo evento sediado por esse Palácio?

Agora que já está sendo restituído ao público, a agenda do Palácio já conta com um importante evento. No passado, em seu espaço era realizada a Bauernfest. A primeira aconteceu em 1990 para homenagear os alemães.

Durante a semana do dia 12 de agosto o evento começará com tudo. Dentro todas as festas da região, esse é o mais esperado. Afinal, já faz 2 anos que ele não realizado. Então, as expectativas estão no máximo por todos que gostam de frequentá-lo.

Esta configura a 33.ª edição do festival. Embora tenha começado como uma tradição voltada, sobretudo, para a elite, todos são bem-vindos. No geral, as atividades sendo voltadas ao folclore alemão e suas tradições.

Herança restaurada

Por fim, as obras no exterior do Palácio de Cristal iniciaram-se em outubro de 2019 sendo interrompidas no início de 2020 devido a problemas que levaram à substituição da empresa contratada e à investigação arqueológica na cave da área exterior.

Então em janeiro deste ano, a atual gestão retomou os trabalhos. Como o contrato original não previa a restauração do palácio, a Câmara Municipal prestou o serviço e deu início às obras, paralelamente ás do jardim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *