25 de abril de 2024

BUTTINA GASTROBAR

BUTTINA FUTEBOL AO VIVO E GASTRONOMIA

Campanha alerta sobre a importância dos rótulos adequados para escolha de alimentos saudáveis – Aliança Pela Alimentação Adequada e Saudável

2 min read

19/07/2022 – Blog Notícias

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), com apoio da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, lançou este mês uma campanha nacional sobre a importância de os rótulos alertarem sobre produtos ultraprocessados com quantidades excessivas de nutrientes prejudiciais à saúde.

A ação dá destaque para três produtos conhecidos dos consumidores brasileiros: iogurte, macarrão instantâneo e biscoito água e sal, que podem conter excesso de açúcar, gordura saturada e sódio, respectivamente. As peças também informam que a partir de outubro deste ano, os alimentos receberão a nova rotulagem, o que contribuirá para que as pessoas saibam exatamente o que estão consumindo.

Janine Coutinho, coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Instituto, explica que escolhas mais saudáveis dependem de informações claras e adequadas sobre os produtos. “A rotulagem adequada permite que o consumidor tome decisões conscientes sobre o que comer de acordo com suas preferências e ao mesmo tempo avalie qual o impacto negativo daquele alimento para a sua saúde”, destaca.

Mudanças a caminho

Em outubro deste ano, entra em vigor o novo padrão de rotulagem nutricional de alimentos, aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 2020, após um longo período de debates e participação social. A partir dessa data, os alimentos terão um selo em formato de lupa na parte da frente da embalagem para indicar quando houver quantidades excessivas de açúcar, gorduras saturadas e sódio.

Para saber mais sobre a campanha e o novo padrão de rotulagem, acesse: deolhonosrotulos.org.br.

Compartilhe:

Curtir isso:

Curtir Carregando…

Relacionado

Tags: 0Likes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *