18 de abril de 2024

BUTTINA GASTROBAR

BUTTINA FUTEBOL AO VIVO E GASTRONOMIA

Conheça o LUPPA – Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares

2 min read

07/06/2022 – Blog Notícias

O LUPPA – Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares –  tem como principal missão ampliar o número de cidades brasileiras que elaboram políticas estratégicas e plurianuais para a alimentação. A primeira edição do laboratório, que aconteceu entre novembro de 2021 e janeiro de 2022, trouxe a comida para o centro da mesa da agenda municipal de 23 cidades localizadas em 13 estados brasileiros e contou ainda com a participação de 3 cidades mentoras: Belo Horizonte, Curitiba e Recife.

Foram mais de 45 horas de atividades, entre oficinas e seminários, que fomentou uma rede engajada de conhecimento e conexões sobre políticas locais alimentares para o Brasil, que já conta com mais de 160 participantes, Com isso foi possível facilitar a troca de experiências entre municípios, engajando líderes políticos, gestores públicos e conselhos de controle social.

A diretora do Instituto Comida do Amanhã, Juliana Tângari, destaca que as cidades têm um papel crucial na transformação dos sistemas alimentares e seus gestores e gestoras sabem disso e já estão fazendo ações extremamente importantes. O que eles precisam é de mais ferramentas, mais oportunidade de conhecer as experiências uns dos outros, mais interação com a sociedade e seus conselhos. São aspectos tanto práticos quanto teóricos que a metodologia de um Laboratório Social ajuda a compartilhar. Afinal, a partir das cidades temos a oportunidade de mudar o modo do mundo se alimentar.

O laboratório foi muito rico e em breve será lançada uma edição do Cadernos LUPPA que trará o relatório completo sobre o primeiro LAB e casos inspiradores compartilhados pelas cidades participantes do LUPPA. Enquanto ele ainda está no forno, está disponível neste resumo um aperitivo do que foi realizado até agora. Além de antecipar alguns dos resultados do projeto, o resumo traz ainda uma seleção das lindas ilustrações que foram desenvolvidas especialmente para as oficinas LUPPA.

E para saber mais sobre o projeto acesse luppa.comidadoamanha.org

O LUPPA é um projeto do Instituto Comida do Amanhã, em parceria com o ICLEI América do Sul, e conta com o apoio do ICS – Instituto Clima e Sociedade e do Instituto Ibirapitanga e parceria metodológica da Reos Partners.

Compartilhe:

Curtir isso:

Curtir Carregando…

Relacionado

Tags: política pública,sistema alimentar 0Likes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *