25 de abril de 2024

BUTTINA GASTROBAR

BUTTINA FUTEBOL AO VIVO E GASTRONOMIA

Curso aborda escola como promotora da alimentação saudável, inscrições abertas

3 min read

24/05/2022 – Blog Notícias

Um olhar crítico sobre o reducionismo nutricional nos dias atuais e a promoção da alimentação adequada e saudável na escola: esses são os assuntos centrais do curso de formação docente “Do nutricionismo à comida de verdade: o papel da escola na promoção da alimentação adequada e saudável”. Oferecido pela ACT Promoção da Saúde em parceria com O Joio e O Trigo, o curso é gratuito, online, e destinado a professoras e professores do ensino fundamental ou médio, de todos os componentes curriculares, de escolas públicas ou privadas. Inscrições abertas até o dia 3/6 em: https://bit.ly/NutricionismoEdu1

Ao longo do curso, que tem carga horária de 30 horas e emitirá certificado, palestrantes e professoras analisam e refletem sobre o desafio de articulação entre os componentes curriculares da educação básica e o tema da alimentação saudável e nutrição. E também abordam sugestões e dicas de como realizar ações de promoção da alimentação adequada e saudável no ambiente escolar. Além de atividades assíncronas, a formação contará com três encontros online ao vivo, para dialogar a respeito do conteúdo, aprofundar conhecimentos e trocar experiências para inclusão do tema nas atividades pedagógicas.

O curso parte do pressuposto de que a escola é um espaço propício para a articulação entre saúde e educação, sendo um ambiente favorável para a realização de vivências e reflexões sobre temas diversos, dentre eles a alimentação e nutrição e todas as suas dimensões. Os estudantes passam boa parte do seu dia na escola, onde realizam refeições, constroem interações sociais, valores e consciência cidadã. Ao integrar as reflexões sobre alimentação e nutrição no cotidiano escolar, em diálogo com o currículo escolar, professores e professoras potencializam o desenvolvimento do senso crítico dos escolares e facilitam a realização de escolhas alimentares conscientes e mais saudáveis. 

Nutricionismo

A formação é baseada no livro Nutricionismo, a ciência e a política do aconselhamento nutricional, do pesquisador australiano Gyorgy Scrinis (Editora Elefante, 2021). O autor ministra a primeira das oito aulas do curso, abordando as características da teoria que começou a cunhar na década passada, ao fundir as palavras nutrição e reducionismo para denunciar que leituras isoladas de nutrientes favorecem hábitos alimentares descontextualizados e padrões alimentares não saudáveis. 

O curso também apresenta o pensamento de Jaqueline Moll e seu conceito de educação integral, em que a alimentação é entendida como ferramenta pedagógica e transversal ao currículo, nas múltiplas perspectivas do ambiente alimentar na escola, do território, da intersetorialidade e dos aspectos sociais e culturais dos educandos.

Sobre:

Do nutricionismo à comida de verdade: o papel da escola na promoção da alimentação adequada e saudável

Curso online e gratuito

Público: professoras e professores do ensino fundamental ou médio, de todos os componentes curriculares, de escolas públicas ou privadas.

Período do curso: de 20 de junho a 02 de setembro 

Carga horária: 30 horas, com emissão de certificado

Inscrições abertas em https://bit.ly/NutricionismoEdu1

Compartilhe:

Curtir isso:

Curtir Carregando…

Relacionado

Tags: 0Likes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *